Cristovam Buarque

Esta figura pública é um de meus ícones, portanto não podia deixar de divulgar o que segue abaixo. :)
------------

Cristóvam Buarque na Direção Geral da Unesco

O Governo Brasileiro tem nesse momento, a histórica oportunidade de indicar um nome para a Direção Geral da UNESCO, uma das poucas entidades no mundo que tem sua agenda presa a objetivos mais amplos, no nível da educação, da cultura, da ciência e da tecnologia. Só uma entidade com esse perfil pode ser capaz e ter a liberdade de enfrentar o desafio deste começo do século XXI.

A classe artística, juntamente com outros setores da sociedade civil, lançaram o nome do Senador Cristovam Buarque para ocupar esse encargo, de Diretor Geral da UNESCO. Ao longo de anos Cristovam vem sendo identificado no Exterior como o promotor de diversas idéias relacionadas com um novo modelo de desenvolvimento, baseado na educação e no desenvolvimento sustentável. É dele a idéia da revolução pela educação, tendo o "educacionismo" como o meio para enfrentar os problemas do presente. Cristovam Buarque foi Reitor da Universidade de Brasília, presidente do Conselho da Universidade das Nações Unidas Para a Paz, Governador do Distrito Federal, Ministro e parlamentar do Mercosul. Atualmente, é membro do Conselho Consultivo da UNESCO pela Educação e um dos Senadores mais influentes do nosso país.

Um organismo como a UNESCO, precisa de um grande pensador, que tenha condições de estabelecer novas diretrizes, para um planeta que clama por ética e respeito. É por isso que Cristovam Buarque tem o apoio de lideres da comunidade internacional, como, MARIO SOARES - ex Presidente e Primeiro Ministro de Portugal, ENRIQUE IGLESIAS – Ex-presidente do BID, FREDERICO MAYOR - ex Diretor Geral da Unesco, EDGAR MORIN - sociólogo francês, SENADOR FIRMUS – ex Ministro da Educação da Argentina, MICHEL BRUNET – paleantólogo do Colégio de France, SENADOR CARLOS OMIANI –economista e Senador Chileno, entre outros. Além desses importantes apoios, todos os senadores da república assinaram documento de adesão a candidatura do colega Cristovam Buarque.

Se você, como Cristovam e como nós, acredita e trabalha por um modelo de desenvolvimento, baseado na Educação e na Sustentabilidade, e vê no "Educacionismo" a melhor solução para os desafios da atual cena mundial, assine conosco esse abaixo assinado, que será entregue ao Presidente Lula, como demosntração de nossa vontade.

Assinado:

Fernanda Montenegro, Bibi Ferreira, Beatriz Segall, Irene Ravache, Regina Duarte, Maitê Proença, Fernando Meirelles, Antonio Abujamra, Fernanda Torres, Nélida Piñon, Ivan Lins, João Carlos Martins, Xuxa Meneguel, Cacá Diegues, Francis e Olivia Hime, Gustavo Dahl, Gabriela Duarte, Denise Fraga, Roberto Frejat, Cristina Saraiva, Aspásia Camargo, Fernanda Abreu, Ivald Granato, Ivaldo Bertazzo, Lulu Librandi, Carmem Mello, Elida Kronig, Marco Antonio Raupp, Mayana Zatz, Miriam Mehler, Etty Fraser, Pedro Paulo Senna Madureira, Odilon Wagner, Persio Pisani, Tania Bondezan, Elias Andreatto, Yael Steiner, Sérgio D'Antino, Rui Nogueira, Marcelo Bertini, Maestro Edino Krieger, Paulo Goulart, Nicete Bruno, Antonio Henrique Amaral, Fabio Magalhães, Paulo Morelli, Samuel Seibel, Enio Candotti, Dado Vila-Lobos, Cesar Brito.

Abaixo-assinado: http://www.apti.org.br/unesco.html

2008/2009

Não deu tempo de chegar aqui antes do Natal mas ainda há tempo antes da virada do ano.

Desejo aos amigos um 2009 supimpa, bombando em tudo de bom!

Quero agradecer a todos pelas visitas, pelos inúmeros torpedos sms que ainda levarei um bom tempo respondendo, pelos e-mails, cartões, flores, presentes, mensagens e as muitas homenagens que recebi e venho recebendo, seja como amiga, escritora ou voluntária.

Uma das instituições que participo está entrando numa nova fase e acredito que no próximo biênio meu tempo se torne mais restrito ainda. Por outro lado, tenho a certeza de que estarei sempre aonde Alguém me colocar.

Olhamos pra frente e vemos um monte de pedras, obstáculos e dificuldades. A mágica dessa visão é que, depois de traçá-lo podemos olhar pra trás, pra esse mesmo caminho, e confirmar que só há flores onde antes só haviam pedras.

Ao final de 2009, possam voltar os olhos e ver apenas uma primavera. Temos total responsabilidade pela configuração do nosso caminho, que saibamos usar a ferramenta certa, aquela que vem da confiança em Alguém.

Beijinhos carinhosos

Elida Kronig. a original. :)

No RJ, só fica sozinho quem quer: Disque-solidão

Acreditando que o mal do século é a solidão, a Secretaria Municipal de Assistência Social implantou o projeto Eu Preciso de Você, para dar apoio e atenção aos cariocas solitários. Ao ligar para a equipe do projeto, nos telefones do Disque-Solidão - 9923-0944, 2503-2372, 2503-2376 e 3292-7438 (tele-noite) - a pessoa pode expor os seus problemas relacionados à solidão e, a partir daí, o atendente agenda uma visita domiciliar de assistentes sociais da Prefeitura.

Depois desse primeiro contato, é organizada uma agenda de atividades que garantam a convivência comunitária e familiar para essa pessoa, de maneira a criar novas amizades, promover passeios e incentivar o solitário a desfrutar de uma nova vida. O serviço funciona 24 horas.

Obra Social do RJ.

Beijinhos

Ajustando alguns erros

1- Não estou cadastrada no Octopopus. O perfil "Elida Kronig" que tem lá não fui eu quem abriu.

2- Há duas versões da crônica "Como será daqui pra frente?" circulando. A versão em pps "novas-regras.pps" contém erros. Essa primeira versão é um esboço que escrevi quando havia uma certa confusão com determinadas regras. A prof. Cecília resolveu usar as duas versões, dando como exercício, uma pesquisa para que apontassem os erros e oferecessem a resposta correta. Deveriam acrescentar ao trabalho, novos textos onde encontrassem os erros. (a versão correta da crônica "Como será daqui pra frente?", foi publicada neste blog).

Quando os alunos prestarem-me a homenagem, montaram o pps com o texto que apresentava os erros, pois foi com ele que fizeram o exercício. Infelizmente o pps alastrou-se.
Alguns sites publicaram a crônica sem buscar a fonte ou a veracidade do conteúdo. Tivessem agido conforme a ética e entrado em contato comigo pedindo a autorização para a publicação da crônica, com prazer os teria alertado para o fato.

Bjs
Elida Kronig

Atualização:
1- Incluí as tags pra ver se ajuda na correção da versão da crônica.
2- Quem puder, repasse aos amigos para evitar que os erros se alastrem ainda mais. A Língua Portuguesa agradece e eu também. Grata. :)

O canalha

"Nada incomoda mais um canalha que uma pessoa de bem. Fere a auto-estima do canalha saber que há pessoas honestas."
Senador Jefferson Péres

Davi do Nascimento, 14 anos

Concorrendo com 2 mil participantes, Davi do Nascimento, de 14 anos, aluno de balé da Vila Olímpica da Maré, foi selecionado para a Escola do Balé Bolshoi, em Joinville, Santa Catarina. Davi participou da última etapa seletiva no dia 18, pela única vaga para sua categoria (balé contemporâneo).

Em 2006 a aluna Jordana Vieira, então com 17 anos, havia sido a primeira aluna da Vila Olímpica da Maré a ser selecionada para o Bolshoi, um dos mais conceituados corpos de balé do mundo, com sede em Moscou e única filial em Joinville. A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer oferece aulas de balé em todas as vilas olímpicas. Mais informações pelo telefone 2497-4402.

Parabéns, Davi! :)

Rio eleito como melhor destino turístico do Brasil

O Rio de Janeiro foi eleito, pela quinta vez, como o melhor destino turístico do Brasil. A cidade foi escolhida por leitores da revista Viagem e Turismo, da Editora Abril, através de voto aberto, sem indicação de destinos. O secretário Especial de Turismo, Rubem Medina, vai receber o prêmio, numa festa preparada pela revista, nesta sexta-feira, dia 24, às 20h, no Morro da Urca.

O evento vai contar com a presença de autoridades das cidades concorrentes, além de integrantes do setor turístico. A eleição aconteceu entre 4 de junho e 15 de agosto. A cidade do Rio levou o prêmio também, nos anos de 2001, 2002, 2006 e 2007.

Não sei porque tem um bando de gente tão curiosa em saber

Não sei porque tem um bando de gente tão curiosa pra saber em quem vou votar.
O voto não é secreto?

Analisando as propostas dos candidatos

Meu voto vai, de longe, pro Gabeira. É mais pé-no-chão, mais lógico nos projetos e demonstrou um conhecimento mais amplo sobre os problemas do RJ sem esquecer as queixas dos cariocas. Pra finalizar, está entre os melhores parlamentares em várias pesquisas.

O Eduardo Paes está muito longe de conhecer os problemas do RJ, isso está mais do que claro em seu plano de governo. Ele pegou um bando de projetos que não deram certo, deu uma nova roupagem e entitulou aquilo de plano. O pior é que o eleitor é um bicho muito burro e provavelmente vai acabar elegendo essa anta.

Analisando os candidatos

Gosto do Fernando Gabeira, pelo que ele foi e pelo que ele é - são dois homens distintos convivendo em um só. O cara trabalha pelo que acredita e põe a mão na massa se preciso for. É inteligente, tem coragem e tem paixão - gosto muito disso.

As patifarias com que Eduardo Paes tem regido sua campanha são de envergonhar qualquer carioca.

Conclusão

É Fernando Gabeira!



Site da campanha do Gabeira:
http://www.gabeira43.com.br/nonflash/index.html

Site do Gabeira, que acompanho a séculos:
http://www.gabeira.com.br/fernandogabeira/

Acredito que sirva para muitos

Graças à evolução humana e à minha sorte, meus amigos até que são de uma boa safra. Raramente recebo algum insulto à minha inteligência mas mesmo assim, senti necessidade de escrever esse e-mail para evitar que os amigos dos amigos ou os desavisados percam tempo enviando-me:

- Alerta de vírus e outras pragas = Sou assinante de vários sites sérios que tratam do assunto, portanto quando aparecer alguma praga de verdade, saberei através do boletim de alguns deles. Como tenho no meu micro, um importante instrumento de trabalho, é evidente que tenho preocupações básicas em mantê-lo sempre seguro. Dessa feita, tenho bons programas de antivírus, firewall, spywares e rootkits, mantendo-os devidamente atualizados. Para completar, tiro pacientemente uma vez na semana para fazer a varredura completa. Igualmente, preocupo-me em atualizar constantemente as versões do meu navegador.

- Qualquer coisa sobre o Orkut = Isso porque eu acompanho vários blogs e sites que informam sobre os serviços do gigante Google, inclusive sobre o famigerado Orkut.

- Pedidos de doação de sangue = Se o pedido vier de alguém que realmente tenha intimidade suficiente comigo para pedir-me o meu sangue, com certeza terá a decência de dar um telefonema ou enviar um e-mail pessoal. Jamais receberei o pedido no meio de um bando de mensagens reencaminhadas, assim como, essa educada pessoa não me pedirá que eu repasse a todos os meus amigos - afinal, eles não tem nada com isso. Sendo caso de urgência, saberemos encontrar uma forma de conseguir o sangue.

- O filho do meu amigo sumiu = Simplesmente porque tenho certeza de que este filho sumido não estará na minha casa nem nos lugares que costumo frequentar. A outra justificativa é que todos se preocupam em pedir ajuda mas ninguém demonstra a mesma preocupação em divulgar que a criança foi encontrada. Até o momento, em dez anos de Internet, jamais recebi algum e-mail com informação real sobre desaparecimento de crianças. Sem contar que, se for mesmo verdade, os pais se preocuparão mais em postar a foto da criança num blog e/ou site e enviar o link do mesmo, devido a potencialidade enormemente maior de ter a foto da tal criança espalhada. Bem melhor e mais rápido do que sair enviando fotos e dados por e-mail...

- Empresa A ou B está dando alguma coisa se você reencaminhar aos amigos = Não acredito em Papai Noel nem em Coelhinho da Páscoa. Poupem-me!

- Acrescente seu nome no final e quando chegar a 500 envie para... = Posso ser boazinha mas não sou tapada. Deixem-me de fora de campanhas assim.

- Reencaminha para X amigos, inclusive pra mim que uma surpresa boa vai te acontecer = Tem muitas pessoas que acreditam nisso, eu prefiro ser descrente. Reforço o pedido: poupem-me!

- Qualquer outra mensagem sem pé, sem cabeça nem lógica e que demonstre uma total incapacidade de um mínimo sequer de raciocínio inteligente = Poupem-me! A vida é muito curta para ficar perdendo com bobagens.

- Uma pesquisa científica comprovou que... = Tenho certeza de que os jornais sensacionalistas, farão questão de divulgar o resultado da tal pesquisa se esta for mesmo verídica.

Beijinhos

Elida Kronig

Como será daqui pra frente?

Conhece alguma turma ou professora que tenha usado a crônica?
Mande e-mail URGENTE com os detalhes para minha id gmail: elidakronig.ek
Vamos fazer um trabalho bem legal. :)
PS.: o trabalho já foi feito mas ainda assim eu gostaria muito de conhecer os profissionais que utilizaram a crônica em algum trabalho.

A crônica
“Como será daqui pra frente?”

" Estive vendo as novas regras da ortografia.

Na verdade, já tinha esbarrado com elas trilhares de vezes, mas apenas hoje que as danadas receberam uma educada atenção de minha parte.

Devo confessar que não foi uma ação espontânea. Que eu me lembre, desde o ano retrasado uma amiga me enche o saco para escrever a respeito. Escrevo com a esperança de que diminua o volume de e-mails e torpedos que ela me envia. Em suma, que as novas regras ortográficas a mantenham sossegada por um bom tempo.

Cai o trema!

Aliás, não cai... Dá uma tombadinha.

Linguiça e pinguim ficam feios sem ele mas quantas pessoas conhecemos que utilizavam o trema a que eles tinham direito?

Essa espécie de "enfeiação" já vinha sendo adotada por 98% da população brasileira. Resumindo, continua tudo como está.

Alfabeto com 26 letras? O K e o W são moleza para qualquer internauta, que convive diariamente com Kb e Web-qualquercoisa. A terceira nova letra de nosso alfabeto tornou-se comum com os animes japoneses, que tem a maioria de seus personagens e termos começando com y. Esta regra tiraremos de letra.

O hífen é outro que tomba mas não cai.

Aquele tracinho no meio das vogais, provocando um divórcio entre elas, vai embora. As vogais agora convivem harmoniosamente na mesma palavra.

Auto-escola cansou da briga e passou a ser autoescola, auto-ajuda adotou autoajuda.

Agora, pasmem! O que era impossível tornou-se realidade.
Contra-indicação, semi-árido e infra-estrutura viraram amantes, mais inseparáveis que nunca. Só assinam contraindicação, semiárido e infraestrutura.
Quem será o estraga-prazer a querer afastá-los?

Epa! E estraga-prazer, como fica?
Deixa eu fazer umas pesquisas básicas pela Internet.
Huuummm... Achei!

Essas duas palavrinhas vivem ocupadíssimas, cada uma com suas próprias obrigações. Explicam que a sociedade entre elas não passa de uma simples parceria. Nem quiseram se prolongar no assunto. Para deixar isso bem claro, vão manter o traço.

Na contramão, chega um paraquedista trazendo um paralama*, um parachoque* e um parabrisa* - todos sem tracinho.

Com alguns pontapés coloquei todos no porta-malas pra vender no ferro-velho. O paraquedista com cara de pão de mel ficou nervoso. Só acalmou quando o banhei com água-de-colônia numa banheira de hidromassagem.

Então os nomes compostos não usam mais hífen? Não é bem assim.

Os passarinhos continuam com seus nomes: bem-te-vi, beija-flor. As flores também permanecem como estão: bem-me-quer, amor-perfeito.

Por se achar a tal, a couve-flor recusou-se a retirar o tracinho e a delicada erva-doce nem está sabendo do que acontece no mundo da Língua Portuguesa e vai continuar adotando o tracinho.

As cores apelaram com um papo estranho sobre estarem sofrendo discriminações sexuais e conseguiram na justiça, o direito de gozarem com o tracinho. Ficou tudo rosa-choque, vermelho-acobreado, lilás-médio... Porém, fique atento: cor de vinho, cor de burro quando foge.

As donas de casa quando souberam da vitória da comunidade GLS, criaram redes de novenas funcionando por 24h, para que a feira não se unisse sem cerimônia aos dias da semana. Foram atendidas pelo próprio arcanjo Gabriel que fez uma aparição numa das reuniões, dando ordens ao estilo Tropa de Elite:
- Deixe o traço!
Deu certo. As irmãs segunda-feira, terça-feira e as demais, para não caírem em pecado mantiveram o hífen.

Os médicos e militares fizeram um lobby, gastaram uma nota preta pra manter o tracinho. Alegaram que sairia mais caro mudar os receituários e refazer as fardas: médico-cirurgião, tenente-coronel, capitão-do-mar.

Uma pequena pausa para a cultura, ocasionada pelo trauma de ler muitas pérolas do Enem e Vestibular. Só por precaução...

Almirante Barroso não tem tracinho. Assim era chamado Francisco Manuel Barroso da Silva. Sim, o cara era militar da Marinha Imperial. Foi ele quem conduziu a Armada Brasileira à vitória na Batalha do Riachuelo, durante a Guerra da Tríplice Aliança.

No centro do Rio de Janeiro há uma avenida com seu nome (Av. Almirante Barroso). Na praia do Flamengo, há um monumento, obra do escultor Correia Lima, em cuja base se encontram os seus restos mortais. Fim da pausa!

Acho que algumas regras pra este tracinho, até que simpático, foram criadas por algum carioca apaixonado. Será que Thiago Velloso e André Delacerda tiveram alguma participação no acordo?

O R no início das palavras vira RR na boca do carioca. Não pronunciamos R (como em papiro, aresta e arara), pronunciamos RR (como em ferro, arraso e arremate). Falamos rroldana e não roldana, rrodopio e não rodopio, rrebola e não rebola.

Pois bem, numa das tombada do hífen, o R dobra e deixa algumas palavras com jeito carioca de ser: autorretrato, antirreligioso, suprarrenal. Será fácil lembrar desta regra. Se a palavra antes do tracinho (nem vou falar em prefixo) terminar com vogal e a palavra seguinte começar com R é só lembrar dos simpáticos e adoráveis cariocas.

Mais uma coisinha: a regra também vale para o S. Fico até sem graça de comentar isso, pois todos sabemos que o S é um invejoso que gosta de imitar o R em tudo. Ante-sala vira antessala, extra-seco vira extrasseco e por aí vai...

Quem segurou mesmo o hífen, sem deixá-lo cair, foram os prefixos terminados em R, que acompanham outra palavra iniciada com R, como em inter-regional e hiper-realista. Estes tracinhos continuarão a infernizar os cariocas.

O pré-natal esteve tão feliz, rindo o tempo todo com o pós-parto de uma camela pré-histórica que ninguém teve coragem de tocar no tracinho deles.

Já o pró-, um chato por natureza, foi completamente ignorado. Só assim manteve o tracinho: pró-labore, pró-desmatamento.

A vogal e o h não chegaram a nenhum acordo, mesmo com anos de terapia. Permanecem de cara virada um pro outro: anti-higiênico, anti-herói, anti-horário. Estou começando a achar que as vogais são semi-hostis com as consoantes...

Ao contrário das demais, as vogais gêmeas decidiram complicar e andar na contramão da simplificação. Daqui pra frente passarão a adotar hífen: arqui-inimigas, anti-inflacionária, micro-ondas, anti-ibérico, anti-inflamatório, micro-organismo. Quando não forem gêmeas, poderão sentar-se à mesma mesa: extraescolar, autoaprendizado, antiaéreo...

Uma inovação interessante:
- Podem esquecer o mixto, ele foi sumariamente despedido. Puseram o misto no lugar dele.

Fiquei bolada com essa exceção: o prefixo co não usa mais hífen. Seguiu os exemplos de cooperação e coordenado, que sempre estiveram juntas. Não estou me lembrando no momento, de nenhuma palavra que use co com tracinho. Será que sempre escrevi errado?

Quem diria que o créu suplantaria a ideia!? Teremos que nos acostumar com as ideias heroicas sem o acento agudo. Rasparam também o acento da pobre coitada da jiboia.

O acento do créu continua porque tem o U logo depois. Pelo menos a assembleia perdeu alguma coisa...

Vejo ao longe aproximar-se um bem-vindo amigo. Ele não é um bem-nascido mas foi bem-criado e tem bom-humor. Não vejo a hora de dar-lhe um abraço sem-cerimônia, mesmo que os passantes me considerem uma sem-vergonha."

Complementações

1- Há uma versão da crônica circulando em pps (novas_regras.pps). esta crônica foi utilizada pela professora mas o exercício era: encontrem os erros. A versão correta da crônica foi apresentada depois do exercício. Por favor, leam o post: Ajustando alguns erros

2- Meus agradecimentos a Vlademir M. de Moraes e ao Aurélio Verde, que costumo chamar de o nerd mais fofo da internet, como podem conferir na listagem de links "Utilidades & Outras Nem Tanto".

3- Aproveito para agradecer os muitos e-mails, comentários, elogios, convites e tudo mais. Tenho conhecido pessoas muito, muito bacanas.

4- Estou aí pro que precisarem. Pra quem quiser entrar em contato e ainda não descobriu meu email por aí: minha id no gmail é elidakronig.ek, ok?

5- "um paralama*, um parachoque* e um parabrisa* - todos sem tracinho."
Esta crônica foi escrita em março/2008, quando as informações precisas eram raras e não havia nenhuma publicação confiável. Apesar de tudo, a maioria esmagadora apostava as três palavras sem o hífen. Com as novas regras, as três palavras citadas na crônica deverão ser escritas com hífen: para-lama, para-choque, para-brisa.
Entrei em contato com a Academia Brasileira de letras, indagando sobre o hífen. Na resposta esclareceram que o primeiro elemento trata-se de um verbo, portanto pede hífen. No caso do paraquedas e afins, o hífen foi abolido por ser forma já consagrada pelo uso.
Pensei em atualizar as palavras na crônica mas apagaria o retrato da maré de dúvidas que vivenciamos.

Beijinhos carinhosos
Elida Kronig

Elida Kronig, a original

Motivo para Escrever

Motivo para Escrever
Elida Kronig

     Fui criada pelo medo, sendo constantemente paralisada pelos olhares fulminantes de mamãe.
Em casa, quando sem visitas, podíamos ser crianças e fazer coisas de crianças. Era chegar alguma visita e nosso mundo, meu e de minha irmã, se transformava.

     Havia a regra básica: cumprimentar a visita. Mas não bastava apenas cumprimentá-la, tínhamos que demonstrar o quanto estávamos felizes com aquela visita, ainda que fosse da Dona Elza, uma senhora que se vestia muito esquisita, com seus óculos escuros inseparáveis e uma peruca que, na nossa imaginação, mais parecia um capacete. A amiga de mamãe exalava um cheiro forte e ruim que hoje sei tratar-se de uma péssima mistura de mofo com naftalina. Comíamos as guloseimas que ela nos levava com certa dose de nojo. Sua principal alegria era nos ensinar a comer, e gostar de comer, cabeça de peixe. Ninguém pode nos acusar por nossas reservas quanto a essa senhora.

     De forma geral não podíamos falar nada a não ser que alguém perguntasse alguma coisa. Nesses momentos, deveríamos nos restringir ao "não, muito obrigada" ou ao simples "sim". O sorriso e um leve inclinar da cabeça era obrigatório nos dois casos. A inclinação da cabeça era, portanto, outra de nossas especialidades. Mamãe nos ensinara os momentos certos que deveríamos abaixar levemente a cabeça para frente ou para o lado esquerdo. Até hoje não sei como mamãe conseguia pregar um sermão de infindáveis minutos após testemunhar algum erro de inclinação.

     Ao passarmos para a posição de visitas, as regras tornavam-se maiores e piores. Falar ou se mexer era terminantemente proibido. Chegávamos nas casas, sentávamos de pernas fechadas pondo apenas os pés cruzados, pois cruzar as pernas na altura do joelho era coisa restrita aos adultos somente. As mãos deveriam ficar igualmente cruzadas sobre nosso joelho. As costas deveriam formar uma linha reta até a nuca; encostar confortavelmente no sofá era uma afronta aos ensinamentos que recebíamos. A cabeça ficava inclinada pra frente sem dobrar a nuca.

     Numa determinada época, descobri que escrevendo podia desaguar a criança que eu era. Podia brigar com mamãe sem afrontá-la e sem correr o risco de ter uma colher de pau a carimbar meus glúteos e coxas.

     Fomos crescendo e mamãe foi se tornando maleável. Na adolescência, com os anseios de liberdade invadindo todos os meios e dominando o ar, tivemos uma mãe que era a representação desta época: uma mistura entre a tradição repressora e a liberalidade contemporânea. Estamos entre as raras adolescentes que tiveram educação sexual dada pela família. Tios e primos tiveram uma participação fundamental no processo. Ainda hoje, mamãe superaria com louvores as mães atuais.

     Os tempos evoluíram, o amadurecimento trouxe a compreensão aos atos de mamãe e a vida adulta brinda com saudade e orgulho a educação que recebemos. O gosto por escrever, iniciado nos tempos de infância, continua sendo meu brinquedo, minha arma de guerra, de proteção, de reflexão e superação.


Beijinhos carinhosos
Elida Kronig, a original

Saudades de tuas cores, Zimbabwe!

Hoje acordei com saudades de Zimbabwe. Não é lugar "da moda" em roteiros de viagens mas é um lugar que conquista à primeira vista.

Segundo meu passaporte, daqui a pouquinho estará completando três anos de minha segunda e última visita ao país. Fiquei cinco dias a menos do que da primeira vez, entretanto, os passeios fizeram valer como se tivesse ficado o dobro do tempo.

Não diriam que o Brasil é um país de contradições se conhecessem Zimbabwe. Naquelas paragens tanto choramos pela magnífica e espetacular beleza quanto pela sórdida política imposta por Mungabe.

Robert Mugabe subiu ao poder em 1980 e ainda dita as (des)ordens por lá. A história dele até que é bonita, bem nacionalista. Porém, como dizem os sábios, só conheceremos o caráter de alguém quando damos-lhe o poder. De herói de um povo a um cruel sanguinário bastou-lhe tomar as rédeas da nação. Observação: alguns noticiários tentam diminuir ou até zerar a importância de Mugabe no Zimbabwe de hoje. Pura ilusão! É ele e sua família que ainda mandam e desmandam nos horizontes zimbabweanos (corrupção, roubos, torturas, assassinatos, massacres, povo na miséria, desemprego a 80% e inflação de cem mil por cento).

Quando estive em Ébora, notei a preocupação do povo português com os destinos daquele país africano. Os poetas zimbabweanos são declamados por toda parte, numa iniciativa contra as violações de direitos humanos no Zimbabwe. A explicação dessa "preocupação" lusitana está na própria história de Zimbabwe, ainda quando se chamava Rodésia. É que os ingleses "tomaram conta" enquanto os portugueses se achavam donos da terra. Sentem-se roubados mas no fundo eles sabem que se estivessem no lugar da Inglaterra, o mesmo destino (ou pior, se compararmos com o que fizeram com nosso Brasil) teria sido imposto: exploração pura.

Os poetas daquele recanto da África imprimem com exatidão esse sentimento. Alinham o pôr do sol no rio Zambeze ou a alvorada no lago Kariba (ambos na fronteira com Zâmbia) com o Gukurahundi (tradução do shona: o início da chuva que varre o debulho afastado antes das chuvas da primavera).

Nota: Leia sobre Chenjerai Hove, Chirikuré Chirikuré e Dumbudzo Marecharas, que dividiram as atenções com Isabel Allende, Mario Vargas Llosa e Mia Couto no Festival Internacional de Literatura de Berlim, entre 04/09 e 16/09/2007. Representando a literatura brasileira, João Cabral de Melo Neto, Reginaldo Ferreira da Silva e Henriques Britto. Arnaldo Antunes e Chico Cesar deram show para aproximadamente 10 mil expectadores.

A língua Shona lembra-nos os estalidos das castanholas e não há nada que impeça-nos de parar ao ouví-los conversar. A força da atração que provocam nos impedem de seguir nosso rumo. Não sei se podem se encaixar entre os dialetos bantos mas acredito que sim.

E as cores? Fauna, flora e paisagens são um amontoado harmônico de cores sem fim. Do lagarto ao artesanato de Bulowayo. Do céu das savanas ao arco-íris de Victoria Falls.

Essa saudade sei de onde vem. Vem do céu ultimamente cinza do meu Rio de Janeiro. Vem das obras intermináveis pra levantar meu barraco (falta tanto pra acabar). Vem da falta dos pássaros a vim bebericar de meus bebedouros, ocupados que estão em conquistar as fêmeas. Vem da ausência das risadas das crianças que ocupavam as ruas sem chuva. Vem da falta de ouvir a gritaria de minhas sobrinhas, distorcendo meu apelido de família.

a poem for Zimbabwe
(um poema para Zimbabwe)

i am the only one
you are the only one.
(sou somente um
somos somente um)

the birds and the rivers
sing to me,
they speak in your voice.
(os pássaros e os rios
cantam pra mim
eles falam em nossa voz)

if i fall silent
you will be silent too.
if i fall silent
your wounds will be named silence.
(se silencio
vocês serão silenciados também
se silencio
suas feridas serão chamadas silêncio)

i am a piece of you
and you are a piece of me.
(sou uma parte de você
e você é uma parte de mim)

the blood in my veins is you.
listen to the rhythm
of the stream of my blood
and the echoes from the hills,
mixed with gentle ripples
of the waters in the fast stream.
(o sangue em minhas veias é seu
ouça o ritmo
do córrego em meu sangue
e os ecos das serras
misturados com suaves ondulações
das águas velozes do córrego)

but with time
you will hear your voice
in the blue skies of my heart.
(mas com o tempo
você vai ouvir a sua voz
no céu azul do meu coração)

in the dark clouds of my soul
you will hear a voice
that tells the story of your forgotten voices
of birds long dead
of elephants crippled by guns
of orphans you do not deserve.
(nas nuvens negras da minha alma
você vai ouvir a voz
que narra a história de suas vozes esquecidas
dos pássaros à muito mortos
de elefantes minados pelas armas
de órfãos que não mereçem.)

© 2003, Chenjerai Hove
Livro: Blind Moon
Publicação: Weaver Press, Harare, 1985
ISBN: 1779220197

Beijinhos

Elida Kronig, a original

Notícia do dia 13/10/2008 17:05:00

União Européia ameaça Zimbábue com novas sanções

A União Européia (UE) ameaça o regime do presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, com novas sanções por sua "decisão unilateral" de formar um Governo sem o consenso da oposição, o que descumpre o pacto de união assinado em 15 de setembro.

O Conselho de Assuntos Gerais e Relações Exteriores da UE pediu a Mugabe que cumpra o pacto, que foi obrigado a assinar com o opositor Morgan Tsvangirai, após 28 anos no poder.

Há dois dias, como não chegava a um acordo quanto a divisão dos ministérios, Mugabe anunciou, de forma unilateral, que assumiria o controle das pastas de Defesa, Finanças e Interior.

A UE também expressou sua "preocupação" com a situação humanitária no país africano, que acaba de receber uma ajuda adicional de 10 milhões de euros da Comissão Européia (CE).

As informações são da Agência EFE

Vereadores do RJ - cariocas, estamos perdidos!

As vésperas do nosso direito obrigatório, exemplo máximo de democracia, como muitos outros cidadãos, ainda não escolhi meu(minha) candidato(a).

Já tracei metade do caminho: sei em quem não vou votar.

Acabei de fazer uma visitinha ao site da Folha Online (porque no site do TRE-RJ foi impossível achar algum link com a lista de nossos pretensos vereadores) e logo dou de cara com "1º Tenente". Já começou mal. Pra que votar num tenente, que ficará por 4 anos recebendo os tubos de meu suado imposto (outro exemplo obrigatório da democracia) enquanto a função da tenência ficará em falta? E o que é pior.. continuará recebendo seus soldos do meu imposto obrigatório. Da mesma forma, elimino da minha lista capitães, coronéis, bombeiros e funcionários públicos.

Logo após dou de cara com um "Abacadabra". Sei que precisamos de algumas mágicas para fazer do RJ nossa cidade verdadeiramente maravilhosa mas... Abacadabra
(??). Um belo dia, estarei passeando por este mundão de meu Deus e alguém me pergunta: quem é o seu vereador? Com um nome desses, ficarei até acanhada em responder qualquer palavra mágica. Esse (ou essa, sei lá...) não vai carregar meu voto.

Seguindo a mesma lógica de raciocínio dada aos tenentes, descarto a sequência quase infinita de "Dr" e "Dra". É que esses candidatos assumem explicitamente que só vão cuidar de seus próprios interesses. Meu Rio precisa de mais, muito mais. Pra ser vereador não precisa ser dotô, basta um pouquinho de amor pela cidade.

Assombrada, descubro vários amigos que nunca me serviram um cafezinho sequer: "Amigo" seguido pelo nome do candidato, nome do candidato seguido por "O Amigo", candidato tal "É Amigo". Tem um que além de amigo é "Irmão" - ou vice-versa, não conheço mesmo...

Muitos candidatos tentar ser criativos, acrescentando a profissão no nome, numa descarada tentativa de conquistar os votos dos colegas. Estão na minha lista, junto com os "Drs" e "Dras": tem taxista, radialista, anti-multas (sabia nem que isso existia... coisas do RJ), cabeleireiro, despachante, enfermeira. Os que não possuem função definida apelam para o local de trabalho: "da Seabra", "da farmácia", "do açougue", "do salão", "do gás", "da Faferj", "do Engenhão" e de tudo que é lugar que você possa imaginar, até "da Central" (e são tão poucas as opções deste local)

A família nunca esteve tão unida, os avós entraram na moda: é "Xodó da Vovó" de um lado, "Zé da Vó" do outro. Os próprios "Vovô" e "Vovó" estão lá, só não sei de quem, provavelmente do "Pai dos Quadrigêmeos", que por sua vez, deve ser sobrinho de algum "Tio" ou "Tia" concorrente.

Como dizem que todo brasileiro é apaixonado por futebol, não podiam faltar os candidatos que, como Lula, acham que política é a mesma coisa que futebol. Tem o fulano "Vascão", o ciclano "Fogão" e o débil mental "Flamengo". O Fluminense ficou livre desse mico.

Tem os que se acham a solução de todos os males: "É Jóia", "Já É", fulana "Glória de Deus", "O Seu Querido", "100%", "Popular Baixinho". Sabe aquila piadinha que tem que adivinhar o que começa com C e tem um buraco no meio? Pois é, o "Cd" também é candidato. Esse nasceu pra ser metido!

Tem aqueles que mais parecem alcunhas de bandidos: Bigode, Filé, Kiko, Fininho, Kito, Totó, Tunico, Jerominho, Tuninho, Didigo, Bocão, Kikito, Serjão, Bom Malandro, Neguetão, Fogo Puro, o Abençoado, Kid, Furacão, Van-q-vem (desse jeito mesmo)... O que podemos esperar desses candidatos?

O pior de tudo: temos que decidir por algum candidato decente ou corremos o risco de ser defendidos por um "Gabiru" qualquer...

Valha-me, Deus!!
Livrai-nos destes males, amém, que-já-vão-tarde!!

Beijos assustados
Elida Kronig, a original!

Frase do Dia

Derlis Palacios, o ministro de Setores Estratégicos do Equador, falando sobre a Odebrecht:

"O Equador se cansou desta empresa, se cansou que manipule os organismos de controle", afirmou o ministro. "Tem que haver um novo futuro para a contratação pública no país."

Conheço muitos brasileiros que gostariam muitíssimo de poder dizer a mesma coisa.

Beijinhos

Elida

Lenda do Urutau

Conta a lenda que Nheambiú, uma bela moça, filha do Tuxaua da nação Guarani, se apaixonou profundamente por um bravo guerreiro Tupi chamado Cuimbaé, que havia sido feito prisioneiro pelos Guaranis.

Nheambiú pediu aos seus pais que consentissem no seu casamento com Cuimbaé. Porém, esse e os posteriores pedidos foram terminantemente negados, com a alegação de que Cuimbaé era um Tupi, ou seja, um inimigo mortal dos Guaranis.

Não suportando mais o sofrimento, Nheambiú desapareceu da Taba, causando um enorme alvoroço.

O velho cacique mobilizou então todos os seus guerreiros para que procurassem, por todo o lado, a sua preciosa filha.

Após uma longa busca, a jovem foi encontrada no coração da floresta, paralisada e muda, como uma estátua de pedra. Ao vê-la, o pai sacudiu-a, mas ela não deu nenhum sinal de vida.

Então, o seu pai mandou chamar o feiticeiro da tribo, que a examinou dizendo o seguinte ao cacique:
- Nheambiú perdeu a fala para sempre; só uma grande dor poderá fazer Nheambiú voltar ao que era.

Então começaram por informar a jovem índia de todas as notícias mais tristes possíveis: a morte do seu pai e a de todos os seus amigos.

No entanto, nada surtiu efeito. A jovem continuou inabalável e intacta.

Então o pajé da tribo aproximou-se e disse:
- Cuimbaé acaba de ser morto.

Nesse mesmo instante, o corpo da jovem moça estremeceu todo e ela, soltando repetidos lamentos acabando por desaparecer da mata.

Todos os que ali se encontravam, cheios de dor, acabaram transformados em árvores secas, enquanto Nheambiú se transformou num Urutau ficando a voar, noite após noite, pelos galhos daquelas árvores amigas, chorando a perda do seu grande amor.
-- xx --
O Urutau é um pássaro solitário e de hábitos noturnos que dificilmente se deixa ver. Não constroem ninhos. Põem um único ovo num oco de galho de árvore e este ovo é chocado pelo macho. O tempo de incubação dura, aproximadamente, 33 dias. O filhote permanece mais 51 dias no ninho, um dos períodos de desenvolvimento mais longos para as aves no continente americano.

O pássaro adulto possui cerca de 37 centímetros de comprimento e 160 gramas de peso. A sua cor parda em tons de canela com riscas transversais e escuras permite-lhe adaptar-se perfeitamente ao galho da árvore, passando completamente despercebida. Lentamente, ele estica o corpo e levanta a cabeça até a cauda tocar o tronco. Sem abrir os olhos, a camuflagem se torna tão perfeita que o inimigo não consegue percebê-lo. Com isso, confunde-se com uma ponta de galho seco ou o prolongamento de uma estaca, uma camuflagem chamada "mimetismo de galho".

Muitas vezes é confundido com uma coruja porque possui olhos grandes e desproporcionais ao tamanho da cabeça larga e achatada. À noite, quando iluminados por uma lanterna, os olhos refletem uma luz avermelhada, visível a grande distância. Os olhos enormes são de grande utilidade para a sua vida noturna porque favorecem a entrada da luz no cristalino permitindo uma visão noturna privilegiada. Mas isto não é tudo. As pálpebras superiores do urutau possuem fendas que permitem que "veja mesmo com os olhos fechados". É por esse "olho mágico" que ele consegue enxergar em todas as direções sem precisar mexer muito a cabeça. Esta fenda também controla o movimento que ele faz quando algum predador se aproxima.

O urutau só dorme quando se sente totalmente seguro. A boca do urutau é enorme e muito parecida com a do sapo cururu, rasgada de tal forma que os seus ângulos alcançam a região posterior dos olhos. Essa aparência assustadora é usada como arma para afastar a maioria dos predadores e, é lógico, para facilitar a ingestão das suas refeições. Sai à noite para se alimentar de insetos noturnos, em especial de grandes mariposas, borboletas, cupins e besouros. Ele caça em vôo, nunca pousa no chão, preferindo voar alto de uma árvore para outra.

O seu grito é, provavelmente, o mais pavoroso de quantos se conhecem no mundo das aves. Em forma de "hu-hu-hu", que se faz ouvir após o anoitecer, procura, a solidão mais espessa dos bosques, de onde faz desprender a sua voz cheia de lamentos. Para muitos, a sua voz é semelhante ao clamoroso lamento de uma mulher que termina com amortecidos "ais". O seu canto provoca, portanto, espanto e piedade aos que possam ouvi-lo e é também fantasmagórico. "Meu filho foi, foi, foi" - interpreta o povo. Se você possuir o windows media player, poderá ouvir o canto do urutau (wma).

O Urutau é um pássaro que pertence à Ordem dos Caprimulgiformes, família dos Nyctibiidae. No Brasil, ocorrem as seguintes espécies: Nyctibius grandis (Urutau, Mãe-da-Lua Gigante); Nyctibius griseus (Urutau) e Nyctibius aethereus (Mãe-da-Lua Parda). Este pássaro habita na região norte e nordeste da Argentina, nas matas do Paraguai, no Norte do Uruguai e do Brasil, onde lhe são atribuídos vários nomes: Jurutaui na região amazônica; Ibijouguaçu entre os Tupis e Mãe-da-Lua entre os mineiros. Estas designações correspondem a diversas regiões linguísticas: à dos tupis e guaranis e à do idioma quichua.

Devido à sua existência misteriosa, o Urutau além das lendas é objeto de práticas supersticiosas. A par da voz queixosa e plangente, uma quase invisibilidade, confere-lhe o carácter de um ente misterioso. Muitos não o tomam por uma verdadeira ave, mas sim por um ser fantástico, inacessível à mão e aos olhos humanos. Já outros, porém, não duvidam de sua existência, mas consideram-no como um ente enigmático e superior, dotado de muitas qualidades fora das leis naturais, entre elas, o preservar das seduções e a pureza das jovens moças.

Conta-se que antigamente, matavam para esse fim uma dessas aves e tirava-se a pele que era, posteriormente, seca ao sol. Esta servia para os pais sentarem as suas filhas, nos três primeiros dias a partir do início da puberdade. No términus desse tempo, as jovens saíam "curadas", isto é, invulneráveis às tentações das paixões desonestas que as pudessem atrair. As qualidades sobrenaturais deste pássaro destacam-se nas crendices populares. As penas e a pele do urutau são para muitas pessoas bastante milagrosas. Assim, se para muitos o Urutau é, muitas vezes, associado a maus presságios, para outros e, segundo a mitologia Tupi-Guarani, trata-se de uma ave benfeitora (abençoada).

Os Guaranis acreditavam que partindo-se as asas e as pernas do pássaro durante a noite, no dia seguinte ele amanhecia perfeito. Segundo algumas crendices indígenas, esta ave noturna revestia-se de atribuições que são inerentes ao Cupido. As penas do Urutau eram eficazes talismãs de amor. Assim sendo, aquele que conduzir uma de suas penas, atrai a simpatia e o desejo do outro sexo; que se consegue qualquer pretensão com a escrita com uma de suas penas.

Dizem que foi dessa lenda que se originaram algumas superstições populares relativamente ao Urutau.

Uma dessas lendas, fala-nos de Jouma, um cacique dos Mocovies (Guaranis) que , surpreende a Marramac, nos braços de um estrangeiro e o mata com flechas. Porém, perde posteriormente a razão e transforma-se num Urutau.

Segundo uma outra versão, o Urutau é um menino, órfão de pai e mãe, que passa a vida muito triste, chorando a perda dos seus progenitores. Fita o Sol e a Lua e, quando os astros desaparecem, não faz mais do que lamentar-se.

Contava uma lenda também, que o urutau foi uma pessoa que não quis visitar o Menino Jesus, e por isso hoje chora arrependido de Novembro a Janeiro.

Outra lenda diz que "carta de amor escrita com pena de Urutau tem sempre resposta favorável".

Já outra diz que a pele dessa ave preserva as donzelas dos deslizes e as protege contra os alheios de intenções menos honestas.

Acreditava-se ainda, que as suas penas e as suas cinzas eram remédios contra doenças.

Há também quem diga que, na Amazônia, há o costume de varrer o chão, sob o véu das noivas, com as penas da cauda do Jurutauí (designação pela qual o Urutau é conhecido nesta região), a fim de se garantir para as futuras esposas todas as virtudes do mundo.

Outra das crenças mais curiosas no poder sobrenatural do Urutau é a que faz referências à sua posição face ao ciclo solar. Quando o sol nasce o pássaro volta a sua cabeça para ele e acompanha-o no seu percurso. Quando o astro caminha para o Poente, começa então a entoar o canto dolorido "U - ru - tau". Conta-se também que, Couto de Magalhães elevou o Urutau à categoria dos deuses, reservando-lhe o segundo lugar da sua teogonia Tupi. Todas essas considerações, entretanto, levam-nos a classificar o Urutau como um pássaro feérico (mágico), que existe por direito próprio.

Bjs

Ek

Brasileiríssima caipirinha

Gosto muito de caipirinha, com bastante açúcar e... um toque de hortelã.
Parece que dá um realce a mais, formando uma combinação perfeita para meu paladar que alguns amigos acham esquisito.

Pois bem, descobri que a receita original da caipirinha levava hortelão. E alho.

No Manual do Churrasco diz o seguinte: Caipirinha não é Batida

Na metade do século passado, nas propriedades rurais do interior paulista, peão que chegasse da lida molhado de chuva, fosse qual fosse o seu trabalho, não dormia sem tomar remédio para gripe. E qual era a receita desse remédio? Anote aí: uma dose generosa de pinga (da boa), um limão galego cortado em tiras finas, uma colher de sopa de mel, três folhas de hortelã fresca e dois dentes de alho descascados.

O limão galego cortado em tirinhas era esmagado num copo junto com o mel, as folhas de hortelã e os dentes de alho. Depois juntava-se a pinga e estava pronto o remédio. Era tiro e queda: gripe passava longe de quem se tratava com essa beberragem.

O efeito colateral também era tiro e queda: neguinho tomava uma “lapada” (copo cheio) do tal “remédio” e dormia a noite inteira feito um anjinho. Tinha gente que gostava mais desse lado do efeito e rezava pra chover todo dia.

Com o passar do tempo os dois últimos ingredientes foram simplesmente eliminados da receita, e o mel foi substituído por uma colher de sopa de açúcar. Acrescentaram duas pedras de gelo e o que era remédio transformou-se num drinque muito apreciado.

Há segredos para se preparar uma caipirinha realmente boa. Por exemplo, substituir o açúcar por adoçante artificial sempre vai deixar um gostinho estranho. Caipirinha e dieta não combinam. Use açúcar branco refinado, mais solúvel que o cristal.

Fazer uma jarra de caipirinha pode ser muito prático. Mas, se ela não for consumida com rapidez (toda a jarra!), o sabor da bebida vai ficar prejudicado. Culpa do suco de limão que fica amargo quando exposto durante muito tempo ao oxigênio do ar.

Use copos baixos e largos, do tipo usado para uísque. A bebida tem de ser preparada e servida no mesmo recipiente e essa é a medida ideal para que não fique amarga.

E, por último, nunca esqueça: caipirinha não é batida. As batidas também levam cachaça e frutas (pode até ser limão), mas são preparadas no liquidificador ou na coqueteleira. Caipirinha é amassada no copo. E fim de papo!

Viu? Parem de zoar com a minha cara e experimentem. Nunca mais vão querer tomar caipirinha sem hortelã!

EK

Cancelamento da cobrança de assinatura básica

Hoje me emputeci de vez com nossa Câmara dos Deputados.

Tenho mantido contato com a casa, reclamando de uma coisinha ou outra, afinal, sou 100% brasileira e com muito orgulho de minha pátria, ainda que a mesma viva nos pregando peças.

Há um Projeto de Lei, de 2001, que cancela a cobrança da assinatura básica das companhias telefônicas. Nossos irresponsáveis deputados vem enrolando, atrasando, encontrando todas as formas para que o Projeto não se transforme em lei. Com certeza sabemos que devem ter muitos recebendo propinas das companhias telefônicas. De outra forma, não se justificaria tanta embromação com uma lei que os beneficiaria também. O que nos leva à conclusão que a tal propina que recebem deve ser de valor bastante elevado (novidade!). Espero que eu esteja errada.
Obs.: Essa última frase não foi piada não, gente.

Fui novamente ao Fale Conosco da Camara dos Deputados e, como sempre, aproveitei a visitinha para mandar mensagem de igual conteúdo a todos os deputados.

O recadinho:

"Bom dia.

Como consumidora prejudicada por cobranças injustificáveis, peço urgência na transformação do projeto de lei que dispões sobre a absurda cobrança de assinatura básica pelas companhias telefônicas.

Gostaria também de receber uma lista de todos os integrantes da Câmara dos Deputados que estão enrolando, votando contra e atrasando o processo para que o mesmo se transforme em lei o mais breve possível.

Obrigada.
Elida

Proposição: PL-5476/2001 -> Íntegra digitalizada
Autor: Marcelo Teixeira - PMDB /CE

Data de Apresentação: 03/10/2001
Apreciação: Proposição Sujeita à Apreciação do Plenário
Regime de tramitação: Ordinária
Situação: MESA: Aguardando constituição de Comissão Temporária .

Ementa: Modifica a Lei nº 9.472, de 16 de julho de 1997, determinando que a estrutura tarifária dos serviços de telefonia fixa comutada, prestados em regime público, seja formada apenas pela remuneração das ligações efetuadas.

Explicação da Ementa: Dispõe que o assinante pagará apenas a quantidade de pulso e minuto efetivamente utilizado; proíbe a cobrança de assinatura básica.

Indexação: Alteração, Lei Geral das Telecomunicações, critérios, fixação, tarifas, telefone fixo, exclusividade, pagamento, utilização, chamada, ligação telefônica, medida, pulso telefônico, proibição, cobrança, assinatura básica. "

Depois do envio da mensagem, recebemos um comunicado assim:

"Comunicamos o recebimento de sua mensagem.

Sua mensagem foi recebida com sucesso pela área responsável. Por gentileza aguarde, pois sua resposta será transmitida com a máxima brevidade possível.

Seu número de protocolo é: [vem o número de nosso protocolo]

Responda a pesquisa abaixo e ajude a Câmara a conhecer você"

O Projeto de Lei pode ser lido na íntegra, aqui:
http://www.camara.gov.br/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=34235

Se adianta? Não sei. Só tenho certeza de uma coisa: Eles estão muito zangados comigo, da mesma forma que estou me sentindo em relação a eles. No mínimo, posso dizer que estamos em empate. :)

Beijinhos

EK

Atualização de postagem:

Devo estar famosa em nossa Ouvidoria da Câmara, a "Casa de TODOS os Brasileiros", como diz no site. Recebi uma respostinha bastante simpática de Carlos Sampaio.

Antes, quero esclarecer aos meus visitantes e amigos que o objetivo aqui é mostrar que de nada adiantam as queixas sem ações que busquem a solução. Ações corretas, para que fique bem claro. :)

Se a minha indagação junto à Câmara será ouvida pelos nossos deputados, não sei. Se o projeto será transformado em lei, também não sei. Sei de uma coisa: se o projeto de lei que proíbe a cobrança for finalmente transformada em lei, sentirei muito orgulho. Estou ficando viciada nisso...


"Ouvidoria da Câmara dos Deputados
Sra.ELIDA
Comunicamos o recebimento de sua mensagem, nesta Ouvidoria Parlamentar, tecendo considerações acerca do PL 5476/2001, de autoria do deputado Marcelo Teixeira, que proíbe a cobrança da assinatura básica nos serviços de telefonia fixa.
Gostaríamos, inicialmente, de parabenizá-la pela iniciativa, que demonstra seu engajamento nas questões de interesse público, ao mesmo tempo em que se revela como importante ato de cidadania.
Consideramos, ainda, relevante, esclarecer a todos os cidadãos e autoridades que nos procuram sobre a real função da Ouvidoria. Trata-se, em verdade, de um canal de comunicação entre a sociedade e a Câmara dos Deputados, sendo que, através de manifestações como a sua, temos a oportunidade de encaminhar aos parlamentares as questões levantadas pelos cidadãos, de forma a subsidiar a análise e votação das proposições que tramitam na Casa.
Aliás, registramos a importância das ações desenvolvidas pela Ouvidoria em casos de repercussão nacional como o cancelamento do abusivo aumento de 91% dos subsídios dos parlamentares, o fim do pagamento das sessões extraordinárias e a diminuição do recesso parlamentar. Tudo isso ocorreu, em grande parte, em resposta à pressão que a sociedade exerceu sobre os parlamentares, através deste órgão.
Em atenção à sua mensagem, informamos que o exame dessa matéria coube a uma Comissão Especial, na Legislatura passada. Como a apreciação dessa proposição não foi concluída e, de acordo com o Regimento Interno da Câmara dos Deputados salvo algumas exceções todas as matérias em trâmite na Casa são arquivadas ao final de uma legislatura bem assim as Comissões Especiais, no dia 31 de janeiro de 2007 - último dia da 52ª legislatura - essa proposição foi arquivada, e a respectiva comissão especial, encerrada.
No dia 7 de fevereiro de 2007, início da atual legislatura, o deputado autor do projeto, Marcelo Teixeira, apresentou requerimento solicitando o desarquivamento da proposição, que foi deferido. Entretanto, para criação de nova comissão especial, aguarda-se despacho da Mesa Diretora, a quem cabe tal prerrogativa.
Para acompanhar a tramitação dessa matéria, recomendamos acessar o site, www.camara.gov.br no link "Projetos de Lei e Outras Proposições", informando o número e ano da proposição, no campo indicado.
Ressaltamos, por fim, a importância de os cidadãos manifestarem-se enviando mensagens aos parlamentares do próprio Estado e das demais unidades da Federação, bastando acessar o endereço citado acima, clicar em "Fale com o Deputado". Esse serviço permite que a pessoa envie mensagens a um deputado, a um grupo deles por estado, partido ou sexo, ou até mesmo para todos os deputados da Casa, sem ter que digitar um a um os endereços eletrônicos.
Atenciosamente,

Assessoria da Ouvidoria Parlamentar
Ouvidor-Geral Carlos Sampaio"

Beijinhos

EK

O poeta é um fingidor

Autopsicografia
Fernando Pessoa

O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.
E os que lêem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.
E assim nas calhas de roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama coração.

27/11/1930

Meus amores

Estou apaixonada demais por esse tal de Altamiro Carrilho. Esse é O cara! Chorinho é tudo de bom...

Meu coração é volúvel e está igualmente apaixonado pela voz de Maysa. Essa mulher cantava de tudo que é jeito: grosso, fino, samba, dor de cotovelo (as preferidas dela). É uma coisa impressionante! É irresistível ouvir A Viagem (sou louca por essa música), Castigo, Molambo, Ouça, Resposta, Tristeza, Chuvas de Verão, Meu Mundo Caiu ...

Ai, ai...

Casa Via Show

Em apoio a um amigo.
===================

"Olá Pessoal...

Comunicação que veículo desde sexta, 15/08/08, na intenção de seja replicada e espargida para o maior numero possível de pessoas...Conto com vocês...



O meu filho Caio, que completa hoje 17 anos, resolveu atender ao convite de seus amigos de escola (e a seu próprio) e foi, ontem, a Via Show ...(A saber: eu jamais permiti que ele fosse ao Via Show. Eu e a sua mãe, sempre fomos um muro com relação a esta permissão – mas ontem a mãe esmoreceu e deixou que ele fosse).



Já quase no final da noite (por volta das 05:00 hs) segundo ele, surgiu uma briga entre um rapaz e um amigo do grupo...Briga que foi apartada pela segurança...Ele, o Caio, meu filho, idiotamente resolveu arguir o agressor, do por que?, da briga e levou um soco no rosto...E revidou...



A segurança interveio e os levou para fora...liberando o agressor (agredido) e retendo o Caio (meu filho) que sofreu agressões sucessivas de seis seguranças da casa que estavam uniformizados (terno), estes que o mandavam levantar-se após os socos " para apanhar de novo'



A intervenção milagrosa de uma pessoa (???) foi providencial para que ele não fosse morto...ou tivesse danos físicos irreversíveis



Hoje, seguimos a 64 DP em Vilar dos Teles e fizemos a queixa crime R.O n 8211/08 4 em seguida o levamos a corpo de delito com a CI/OF n 11147/08



Ao longo de minha existência tenho me dedicado a elevação da auto estima de meus vizinhos de Município, interagindo sempre a Educação com a Cultura...Sou egresso do Movimento Reggae que produziu um grande enlevo a meus vizinhos produzindo o fim de estigmas e estereótipos históricos de cidade violenta e loca de desovas e de gente burra...Logo eu que tenho doado a minha vida a esta justa causa de nítida Boa Vontade...Sofro de forma direta tal violência...



...Esta vem com a intenção de que o fato seja divulgado e se torne de conhecimento geral..Para que pais evitem e coíbam a presença de seus queridos filhos naquela casa...Tem também a intenção de intensificar uma campanha contra a Casa Via Show pois que diversas são as notícias de eventos similares e/ou de maior teor de violência...



Como pai ferido e como agente da cultura e da paz clamo por tua intervenção como jornalista e ainda como deputado...Duas ações uma presença...



Sem mais

Aceite meus sinceros votos de paz profunda



Caio Silveira de Albuquerque (agredido)

Sylvio de Albuquerque Neto (pai)

9546 3757



É isso...

Infelizmente


É Preciso Ter Calma e Não Dar o Corpo Pela Alma
Paz Profunda
Sylvio Neto, apperjiano"

Chega a dar arrepiozinho...

Artigo 227 da Constituição Federal

"É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão."

Belas palavras, não?

Alguns cumprem, alguns não... Em que grupo você está?

Liter & Art Brasil

Beijinhos

EK

Ao Espírito

"Espírito de Deus, ilumine nossa alma com o entendimento, para que possamos ver além das aparências e captar a essência das coisas e sua compreensão.

Inunde meu ser de Piedade, doce forma de Amar, de compreender e de Perdoar."

Recebi essa oração por e-mail. Postei apenas uma parte dela, a original possui sete estrofes (ou parágrafos, conforme a preferência de cada um).

Esse pedaço é muito parecido com uma oração dos Marianos e de uma outra, da devoção à Divina Misericórdia, ambas pelo amor ao próximo. Receber esses pedacinhos me fez voltar no tempo, a dias (muitos) nebulosos em que me deixei levar totalmente por Ele.

Bons tempos aqueles, que criaram em mim a honra de ser quem eu sou, e aumentaram em muitos graus minha já tão grandiosa auto-estima. O melhor momento, foi quando pude olhar pra trás e soltar aquele "pqp, eu sou phoda!". Pude conhecer a verdadeira sensação de "estar com a bola cheia". Isso é muito bom, mas muuuuuuito bom mesmo.

É a velha história: "só há um jeito de fazer as coisas: é o jeito certo."

Um brinde, um beijo e um queijo às pessoas que sabem o jeito certo e se deixam guiar por ele, ainda que em alguns momentos pareça ser difícil pra kct persistir. Não se preocupe, não. Depois chegamos até a sentir saudades desses momentos em que fomos postos à prova e recebemos nota máxima por nossas escolhas... É divino, literalmente!

Boa semana a todos.

Beijinhos.

EK

Você sabe quem é Romero Britto?

Um artista "brasileño" que fez nada mais, nada menos que "seis sellos de correo conmemorativos de los Juegos Olímpicos de Beijing, sobre el tema Deportes para la Paz."

E daí? Bom, e daí é que o cara era pobre e começou pintando em jornais, papelão e sucata... Em outras palavras, o cara embelezava o lixo. Agora está aí, criando selos pros gringos.

Esse é meu Brasil brasileiro!

Fala sério... Nessas horas não dá um orgulho do k*?

Um pedacinho da biografia de Romero, retirado de seu próprio site:

Nascido no Recife, Pernambuco, em 06 de outubro de 1963, no Brasil, aos oito anos começou a mostrar interesse e talento pelas artes. Com muita imaginação e criatividade, pintava em sucatas, papelão e jornal. Sua família o ajudava a desenvolver seu talento natural, dando-lhe livros de arte para estudar. “Eu ficava sentado e copiava Tolouse e outros mestres dos livros, por dias e dias.“

Aos 14 anos fez sua primeira exibição pública e vendeu seu primeiro quadro à Organização dos Estados Americanos. Embora encorajado por este sucesso precoce, as circunstâncias modestas de sua vida o motivaram a estabelecer metas e a criar seu próprio futuro. “Na condição de criança pobre no Brasil, tive contato com o lado mais sombrio da humanidade. Como resultado, passei a pintar para trazer luz e cor para minha vida.

Freqüentou escolas públicas, recebeu bolsa de estudos para uma escola preparatória e aos 17 anos entrou para a Universidade Católica de Pernambuco, no curso de Direito. Viajou para a Europa para visitar lugares novos e ver a arte que só conhecia nos livros.

Retirado do site da ONU:

Sellos postales de la ONU para las Olimpíadas

05 de agosto, 2008 La Administración Postal de las Naciones Unidas anunció el lanzamiento este 8 de agosto de seis sellos de correo conmemorativos de los Juegos Olímpicos de Beijing. Los timbres fueron diseñados por el renombrado artista brasileño Romero Britto, sobre el tema “Deportes para la Paz”.

Las pinturas y esculturas de Britto se exhiben actualmente en más de 100 galerías de todo el mundo. Su trabajo es parte de las colecciones privadas de Eileen Guggenheim, el príncipe Albert de Mónaco y Oprah Winfrey, entre otros.

El artista pop consideró que el deporte es vehículo de comunicación que hace que las personas se comprendan mejor, y los sellos postales son muy simbólicos.

“Creo que también son una manera de promover la educación, la cultura, los deportes, y el humanismo, a través de esas imágenes pequeñas que viajan por el mundo entero y que traen y llevan noticias”, declaró Britto.

Já que estamos falando em China, quer aprender um pouco de chinês? É molinho! :)

Floresta Zero

Meia Amazonia Não!

Tramita no Congresso Nacional um projeto de lei que, se aprovado, será um golpe mortal para todas as florestas brasileiras e, em especial, a amazônica. O PL 6424/2005, conhecido com Floresta Zero, reduz a reserva legal da região para 50% e ainda permite compensar, em outros locais, qualquer desmatamento que vá além desse limite.

O Brasil demorou 450 anos para botar no chão praticamente uma floresta inteira, a Mata Atlântica, que se espalhava em 1 milhão de quilômetros quadrados entre o Paraná e o Rio Grande do Norte. Infelizmente, parece que não aprendemos nada dessa lição. A velocidade de destruição da Amazônia é quase dez vezes maior. Em pouco menos de 40 anos, já perdemos para sempre mais de 700 mil quilômetros quadrados de Amazônia – o equivalente a quase três estados de São Paulo. Se o Floresta Zero passar no Congresso, a devastação assumirá um ritmo ainda mais avassalador.

O Floresta Zero incentiva a derrubada da floresta e inocenta milhares de crimes ambientais. A Amazônia ocupa 5% do solo do planeta e abriga a maior biodiversidade do mundo. Somos hoje o quarto maior emissor de gases de efeito estufa do mundo. Cerca de 70% de nossas emissões são decorrentes do desmatamento e das queimadas.

Destruir a Amazônia provoca um grande impacto econômico e social no país. A chuva que é produzida na Amazônia é importante não apenas para a região. Ela ajuda na geração de energia, na produção de alimentos e no abastecimento de água no centro, sul e sudeste brasileiro. Para os mais de 22 milhões de brasileiros que habitam a Amazônia, o desmatamento nunca trouxe desenvolvimento social. Cerca de 85% dos casos de trabalho escravo do país ocorrem nas áreas desmatadas da Amazônia.

Ao invés de aumentar a proteção do meio ambiente e estabelecer metas para a redução do desmatamento, o Congresso Nacional estará dando as costas para a Amazônia e abrindo as portas para mais destruição. A sociedade brasileira exige um ponto final no desmatamento de nossas florestas, em especial a Amazônia. Seja a favor da floresta. Diga não ao PL 6424/2005.

Taekwondo - para cegos

Cada vez mais me convenço de que não existe o impossível.

I Festival Open IBC de Taekwondo

No dia 26 de junho de 2008 houve o “I Festival Open IBC de Taekwondo” para cegos e portadores de baixa visão no Instituto Benjamin Constant, Rio de Janeiro. O criador deste festival, Roberto Cardia, o mesmo que introduziu o Taekwondo nesta entidade, ressaltou a importância de eventos para aumentar o estímulo e a auto-estima dos participantes.

Neste evento ocorreram entregas de faixas, defesa pessoal com e sem bengala (bengala de cegos), poonsaes (seqüências de movimentos), kyorugis (lutas) e outras apresentações. Todos os participantes receberam camisetas do evento, premiações com medalhas de primeiro e segundo lugar, por participações e destaques. Ao todo foram dezessete alunos que brilhantemente demonstraram o Taekwondo IBC, indo além das expectativas.

Pais, amigos e colegas dos alunos foram prestigiar o evento e comentaram a satisfação de vê-los nesta condição. Não obstante, dois pais relataram a grande importância no desenvolvimento de seus filhos através do Taekwondo, perceberam independência e aumento da percepção do espaço.
Um GRANDE abraço,

Roberto Cardia - (21) 88673575 - 32344066
http://www.taochido.com

http://www.revistavigor.com.br/2008/07/08/taekwondo-para-cegos-e-portadores-de-baixa-visao/

Ainda assim...

Tudo bem que devo desculpas tanto a você quanto a todos os meus contatos, pela demora nas respostas. Mal consigo um dia no mês para tentar colocar as trocentas mil mensagens diárias que recebo.

Claro que tem um exagero de minha parte, recebo apenas algo em torno de tres mil por dia.

Já disse tetramilhões de vezes que mal tenho tempo pra respirar. Você sabe como andam meus dias, já te passei quase que todo meu roteiro - com algumas excessões...

Agora mesmo, aproveitei um nobook solitário e a ida do dono ao toalete para acessar este meu email que você e todos tem. Bobagem!

Apesar das insistências e das ofertas que provavelmente deves achar "irrecusável" ou "incrível" ou algo parecido, a resposta continua sendo "NÃO". Só lamento, mas duvido que eu mude minha posição. Estamos em planos algo assim, como... diferentes. Eu diria até que, muito diferentes. Não concorda?

Cuide da sua vida e, plagiando suas próprias palavras... "seja feliz!"

Beijinhos

Elida Kronig, a original.

"Vida" NÃO É de Charles Chaplin!!!

Pelo amor de meus sacrossantos seios! Chega!!

Tem milhões de sites, blogs e fotoblogs publicando este texto como se fosse de Chaplin. Deve ser a tetramilionésima vez que recebo este texto com autoria trocada. Até o Wikipédia está dando apoio ao erro.

Prestem atenção, galera! Párem para pensar, raciocinar (não sei quantas vezes digo isso por dia...)

Olhem as gírias no texto! Chaplin é de um tempo anterior a essas gírias modernas: "pulei de tanta felicidade"?? "quebrei a cara"??

Fala sério! Vocês acreditam mesmo que este texto foi escrito por Chaplin??? "Santa Ignorância, Batman!"

Vamos pôr os pingos nos ii e dar o crédito a quem o merece?

Curriculum Vitae

Já fiz cosquinha na minha irmã só pra ela parar de chorar, já me queimei
brincando com vela. Eu já fiz bola de chiclete e melequei todo o rosto, já
conversei com o espelho, e até já brinquei de ser bruxo.

Já quis ser astronauta, violonista, mágico, caçador e trapezista. Já me
escondi atrás da cortina e esqueci os pés pra fora. Já passei trote por
telefone. Já tomei banho de chuva e acabei me viciando.

Já roubei beijo. Já confundi sentimentos. Peguei atalho errado e continuo
andando pelo desconhecido. Já raspei o fundo da panela de arroz carreteiro,
já me cortei fazendo a barba apressado, já chorei ouvindo música no ônibus.

Já tentei esquecer algumas pessoas, mas descobri que essas são as mais
difíceis de se esquecer. Já subi escondido no telhado pra tentar pegar
estrelas, já subi em árvore pra roubar fruta, já caí da escada de bunda.

Já fiz juras eternas, já escrevi no muro da escola, já chorei sentado no
chão do banheiro, já fugi de casa pra sempre, e voltei no outro instante. Já
corri pra não deixar alguém chorando, já fiquei sozinho no meio de mil
pessoas sentindo falta de uma só.

Já vi pôr-do-sol cor-de-rosa e alaranjado, já me joguei na piscina sem
vontade de voltar, já bebi uísque até sentir dormentes os meus lábios, já
olhei a cidade de cima e mesmo assim não encontrei meu lugar.

Já senti medo do escuro, já tremi de nervoso, já quase morri de amor, mas
renasci novamente pra ver o sorriso de alguém especial. Já acordei no meio
da noite e fiquei com medo de levantar.

Já apostei em correr descalço na rua, já gritei de felicidade, já roubei
rosas num enorme jardim. Já me apaixonei e achei que era para sempre, mas
sempre era um "para sempre" pela metade.

Já deitei na grama de madrugada e vi a Lua virar Sol, já chorei por ver
amigos partindo, mas descobri que logo chegam novos, e a vida é mesmo um ir
e vir sem razão.

Foram tantas coisas feitas, momentos fotografados pelas lentes da emoção,
guardados num baú, chamado coração. E agora um formulário me interroga, me
encosta na parede e grita: "Qual sua experiência?".

Essa pergunta ecoa no meu cérebro: experiência... experiência...
Será que ser "plantador de sorrisos" é uma boa experiência? Não! Talvez eles
não saibam ainda colher sonhos! Agora gostaria de indagar uma pequena coisa para
quem formulou esta pergunta:

"Experiência? Quem a tem, se a todo o momento tudo se renova?"

"Curriculum Vitae", escrito, criado, inventado, imaginado e registrado na Biblioteca Nacional por Juliana A. da Silva.
Pseudônimo da autora: Juliana Spadotto


Experiência
Autoria: Augusto Branco

"Já perdoei erros quase imperdoáveis,
tentei substituir pessoas insubstituíveis
e esquecer pessoas inesquecíveis.

Já fiz coisas por impulso,
já me decepcionei com pessoas quando nunca pensei me decepcionar,
mas também decepcionei alguém.

Já abracei para proteger,
já dei risada quando não podia,
fiz amigos eternos,
amei e fui amado,
mas também fui rejeitado,
fui amado e não amei.

Já gritei e pulei de tanta felicidade,
já vivi de amor
e quebrei a cara muitas vezes!

Já chorei ouvindo música e vendo fotos,
já liguei só para ouvir a voz,
me apaixonei por um sorriso,
já pensei que fosse morrer de tanta saudade,
tive medo de perder alguém especial (e acabei perdendo)!

Mas vivi!
Viva!
Não passo pela vida...
você também não deveria passar!

Bom mesmo é ir à luta com determinação,
abraçar a vida e viver com paixão,
perder com classe e vencer com ousadia,
porque o mundo pertence a quem se atreve
e a vida é muito para ser insignificante."

VIVA APAIXONADAMENTE! "Já perdoei erros quase imperdoáveis... Tentei substituir pessoas insubstituíveis, e esquecer pessoas inesquecíveis..." Assim iniciam os versos de Vida, o poema mais famoso de Augusto Branco, um poeta de vertente extremamente vibrante e apaixonada. Neste livro estão reunidos poemas especialmente escolhidos por Augusto Branco que versam sobre o Amor, o Perdão, a Sabedoria e a Felicidade que tocam diretamente ao coração de quem lê, motivando a pessoa a viver cada vez mais, melhor e apaixonadamente!
Número de páginas: 80
Peso: 120 gramas
Edição: 1 (2009)
Acabamento da capa: Papel supremo 250g/m², 4x0, laminação fosca.
Acabamento do miolo: Papel offset 75g/m², 1x1, cadernos fresados e colados (para livros com mais de 70 páginas) ou grampeados (para livros com menos de 70 páginas), A5 Preto e Branco.
Formato: Médio (140x210mm), brochura com orelhas.

http://www.pensador.info/autor/Juliana_Spadotto/
http://comoutrosolhos.multiply.com/journal/item/56


Beijinhos
Elida Kronig, a original

Atualização - 20/11

Excluí um comentário da Mila que apontava alguns erros nessa postagem. Como consertei os erros a continuidade do recadinho da Mila iria causar confusão ao leitor. Transcrevo aqui as últimas palavras da Mila:
Os dois textos são muito semelhantes em estilo, mas devemos reconhecer que têm algumas diferenças, mas uma coisa é certa, ninguém que tenha uma certa experiência com os escritos de Chaplin e com a internet acredita que este texto seja mesmo dele. Basta ler meia hora da autobiografia dele pra perceber "qual é a dele". MiLa/Miriam

Em resposta ao Anônimo que pergunta "Por que nao":
Porque brasileiro é altamente manipulável e sem nenhum senso crítico. Na verdade, é a ausência de cultura.

É hoje!!

Êba! Êba! Êba! :)

Pra quem é desligado de assuntos sobre tecnologias de navegadores é um dia normal.

Pra os anormais, hoje é dia de quê? De quê? De quê?

Download Day 2008!!

A raposa mais amada da Internet! :)

Vamos bater o record!

O que? Você está achando isso uma loucura? Dá uma olhada nos records loucos.

Beijinhos

Elida Kronig

É hoje!! - II

Recebiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii.........

Download Day 2008

Today you'll make history with Firefox

Are you ready to make history? Are you ready to set a World Record? Today is Download Day. To become part of the official Guinness World Record you must download Firefox 3 by 17:00 UTC on June 18, 2008, or roughly 24 hours from now.