Softwares Livres que devem ser usados antes de morrer

Parodiando os guias que alcançaram tanto sucesso trazendo listas de lugares, filmes e
músicas que todos devem visitar ver e ouvir antes de morrer, preparei uma listinha básica - nada tão completo quanto os guias, mas digamos que é um primeiro passo. Este é o primeiro guia de uma série que começou por causa desse post: Software Livre é Uma Questão de Liberdade

Antes de tudo é preciso coragem, ter gosto pelo novo, não ter medo de mudanças. Sei que muitos ficam se borrando de medo de instalar/desinstalar algo que imaginam que funciona bem por um software que não conhecem.

Acreditem, trocar um software comercial por um Livre não é como pular de um precipício, a imagem mais apropriada seria algo assim, como esse ursinho:



Navegadores

Troque seu Internet Explorer por...

1- Mozilla Firefox: sou totalmente suspeita para falar dessa raposinha, passo a palavra aos entendidos. Teste da Forbes comprovou que o Firefox é o navegador mais rápido. Demais navegadores que utilizam Grecko, da Mozilla também apareceram entre os mais rápidos. De acordo com empresa de segurança Secunia, foram encontradas menos falhas de segurança no Firefox 1.0 do que no Internet Explorer 6 (e Firefox já está na versão 3.0.5). Além disso, o Firefox tem suas falhas rapidamente corrigidas. O suporte do Firefox é dado pela comunidade de usuários e é bem rápido. Possui versão em português.
Blog do Mozilla Firefox: http://br.mozdev.org/drupal/
Firefox Brasil: http://br.mozdev.org/firefox/
Mozilla Brasil: http://br.mozdev.org/



Spreadfirefox Affiliate ButtonPS.: Estou louca por uma camiseta da Firefox, quem quiser me presentear esteja à vontade!
- Não tem nenhuma graça comprar uma camiseta (essa ou essa) de um Livre pra si mesmo, o charme é ganhar e depois comprar uma para presentear, algo como uma corrente de presentes. :) Huumm.. Acho que vou fazer negócio, ganhando uma camiseta Firefox, compro 3 canecas e presenteio dois amigos (uma das canecas é pra mim, óbvio!)

2- Flock: baseado no Firefox e em outras tecnologias da fundação Mozilla. O termo Flock pode ser traduzido como "rebanho". Os criadores do Flock chamam-no de "navegador social", devido a sua habilidade de interagir com os serviços sociais populares da rede. Ao todo, são 21 sites diferentes integrados com o Flock. São eles: Digg, Facebook, Flickr, MySpace, Pownce, Twitter, YouTube, Photobucket, Picasa, Piczo, Blogger, Blogsome, LiveJournal, Typepad, Wordpress, Xanga, del.icio.us, Magnolia, AOL Mail, Gmail e Yahoo! Mail. A tradução para o português brasileiro foi feita por Lorenzo Ferreira.
Baixaki: http://www.baixaki.com.br/download/flock.htm (em inglês)
Site Oficial: http://www.flock.com/
Lourenzo Ferreira: http://lourenzo.blog.br/2007/08/traducao-do-flock-para-portugues-do-brasil.html

3- SeaMonkey: baseado no Netscape e Mozilla. O SeaMonkey possui correio eletrônico e
cliente de grupos de notícias, editor HTML, chat IRC e desenvolvimento web ferramentas. Apropriado para usuários avançados, desenvolvedores web e usuários corporativos. Possui versão em português brasileiro.
Baixaki: http://www.baixaki.com.br/download/seamonkey.htm
Site Oficial: http://www.seamonkey-project.org/

4- Chrome: baseado no Webkit, engine do Konqueror e usado pelo safari. Tem maior velocidade nas aplicacoes java. Uso de uma só barra para buscas e digitação de endereços de sites, oferecendo auto complementos, sugestões, buscas, links mais visitados e páginas mais populares. É possível, também, abrir uma "página anônima", que não deixará rastros como "cookies" e histórico no computador em que foi usada. A ferramenta promete mais segurança no acesso, por exemplo, a sites de bancos a partir de máquinas de uso compartilhado, pois mantém oculta toda a navegação do usuário. Possui versão em português do Brasil.
Baixaki: http://www.baixaki.com.br/download/google-chrome.htm
Site Oficial: http://www.google.com/chrome?hl=pt-BR

5- Ópera: conhecido por apresentar constantemente novos recursos, sem influenciar no
desempenho e com estes transformando-se em uma verdadeira suite voltada para o mundo
online. Passou a ser distribuído livremente somente a partir da versão 8.5, antes era um adware (vinha com propagandas). É o pioneiro na maioria das inovações da história dos navegadores. Disputa a preferência entre desenvolvedores web. Tem enorme variedade de temas sem nem precisar pesquisar, bastando apenas apertar as teclas “Shift + F12” e escolher seu tema preferido. Possui verão em português do Brasil.
Baixaki: http://www.baixaki.com.br/download/opera.htm
Site Oficial: http://www.opera.com/

6- Safari: desenvolvido pela Apple, tem um excelente nível de segurança. Não tem muito apelo visual, tornando "frio". Bom para quem não gosta de um monte de botõesinhos na tela porque não faz a menor idéia da utilidade de cada um deles. Para usuário básico, aquele que só abre o micro pra ler e-mail.
Baixaki: http://www.baixaki.com.br/download/Safari.htm
Site Oficial: http://www.apple.com/safari/download/

Ainda assim, mesmo com todas essas opções você ainda achar que o Internet Explorer deve continuar como seu navegador padrão, experimente o Maxthon. Esse navegador é baseado no IE, com uma interface altamente personalizável. Tem versão em nosso idioma.
Baixaki: http://www.baixaki.com.br/download/maxthon.htm
Site Oficial: http://www.maxthon.com/
Pacotes de Linguagem: http://www.maxthon.com/download.htm#lang

Pra começar... :)

Beijos

2 comentários:

Anônimo disse...

Gosto de usar Firefox e Chromo, elas são uma mão na roda

Unknown disse...

Oi, Cristiano.
Considero os Livres muito mais práticos do que os comerciais, talvez até por terem sido criados a partir da referência dos usuários e suas necessidades e preferências. Não dispenso um Livre por um comercial.
Beijinhos carinhosos