Apesar do tempo nublado, a Praia de São Conrado recebeu um grupo de visitantes ilustres na manhã de ontem. Cerca de 30 golfinhos protagonizaram um belo espetáculo e fizeram a alegria dos poucos banhistas e de quem caminhava pelo calçadão.
Segundo especialistas, o balé dos cetáceos na orla do Rio é normal nesta época do ano. Eles vêm atraídos pelas águas mais quentes e pela fartura de alimentos.
“É comum essa aproximação de golfinhos. Eles devem ter vindo atrás de um grande cardume”, afirmou o biólogo marinho Marcelo Szpilman, do Instituto Aqualung.
As chuvas dos últimos dias podem ter contribuído para o aumento de peixes em São Conrado, região sob influência das lagoas de Jacarepaguá. “Quando chove, há maior despejo de matéria orgânica no mar, atraindo os cardumes”, explicou o biólogo Mário Moscatelli.
Apesar de a visita ser comum, a quantidade de golfinhos surpreendeu. Mas, segundo Mário, não há explicação para o número. “Com tanta comida eles se reuniram para fazer um ‘self-service’”, brincou o biólogo.
Notícia e foto, no jornal O Dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário