Sistema aberto online eyeOS será mostrado na Campus Party

E eu, cada vez mais de água na boca por causa do Campus.

O desenvolvedor Pau Garcia-Milà é destaque nesta quarta-feira na Campus Party Brasil 2009, que se realiza no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, até o próximo domingo. O jovem catalão vai falar aos campuseiros sobre o sistema operacional online aberto e multiplataforma que ele criou aos 18 anos: o eyeOS. Cabe destacar, ainda, nas atividades de hoje, a palestra sobre computação distribuída, um debate sobre tecnologia x meio ambiente, e uma mesa que discute a inclusão digital e a mobilização social, com a participação do cantor Lobão.

O eyeOS registrou no ano passado mais de 400 mil integrantes em todo o mundo e quase meio milhão de downloads. Na conferência, seu criador vai contar a história do projeto, falar de seu estado atual e, para quem se interessar, como se tornar um integrante e como baixar e instalar localmente o sistema.

Milà criou o eyeOS pensando em uma alternativa a projetos futuros da Microsoft. Hoje, Google, Apple e a própria Microsoft têm ou estão preparando produtos semelhantes. A diferença é que o eyeOS é baseado em plataforma de software livre. A conferência de Milà, que falará também sobre cloud computing (modelo de computação em que dados e aplicativos ficam "na nuvem", em servidores físicos ou virtuais, e podem ser acessados via rede em qualquer dispositivo disponível) será às 14h.

O debate sobre os reais impactos da tecnologia no nosso cotidiano e seu papel como ferramenta para resolver problemas será realizado às 13, na palestra Meio ambiente x Tecnologia. Mais tarde, às 17h, o cantor Lobão participa da mesa que vai abordar a inclusão digital e a mobilização social.

Outro assunto em destaque é a Grid computing, ou computação distribuída. O conceito é simples: emprestar o poder de processamento do computador para que, interligado a outras máquinas, se consiga simular o funcionamento de um supercomputador e assim ajudar projetos científicos.

Um dos mais conhecidos é o FightAIDS@home, que usa o tempo ocioso dos computadores voluntários para entender melhor o funcionamento do vírus da adis e agilizar o tratamento e a criação de remédios para a síndrome. A palestra sobre Grid Computing será às 19h.

Redação Terra

Nenhum comentário: