Percursos que se desvendam aos olhos (e à tentação)

Já se viram num determinado momento, com tantas e tantas opções de escolhas e rumos, que até ficam perdidos? Não me refiro às opções normais do dia a dia, entre o sim e o não. Refiro-me às ocasiões em que todas e muitas são certas candidatas ao sim mas a decisão deve apontar a apenas uma, descartando as demais ótimas.

Não sei quanto a vocês mas é a primeira vez que me vejo ao centro de uma estrela de inúmeras pontas - todas igualmente belas e ótimas, tendo que escolher apenas uma das pontas. São toneladas de dúvidas e incertezas a premearem meus pensamentos.

Creio ser esta uma decisão das mais difíceis e a que anda me exigindo mais autocontrole do que as anteriores, em toda minha vida. Nas outras, foi questão lógica, de somar vantagens e subtrair as desvantagens para entrar no campo da análise de previsão de acontecimentos futuros, concluindo em quanto esta seria tão boa quanto aquela - ou não (Ah, Caetano, como aprecio seu "ou não". Te amo por tudo que me fez evoluir, você é show!). Foram exercícios fáceis de raciocínio e as respostas apresentaram-se por si. Foram escolhas cansativas de intelecto, mas fáceis de serem assumidas porque havia uma escala de notas prevendo em ordem crescente, da melhor para a "menos melhor".

A situação agora apresenta-se como um empate. Todas são excelentes escolhas e todas trarão tantos resultados positivos e negativos quanto as demais. Busco outros itens objetivos que me direcionem ao caminho a seguir e quanto mais os encontro, mais as inúmeras opções se nivelam como ótimas, de igual para igual.

Fico com a dúvida: como quantificar e qualificar a subjetividade, que parece ter o poder do "voto de Minerva" no centro deste polígono?

- A simpatia e a facilidade/dificuldade de lidar com os demais envolvidos? Os demais envolvidos são todos figuras maduras, de ampla cultura geral, conhecedores e praticantes de valores humanos, criando um ambiente propício ao todo. A simpatia não resolve a questão.
- A comunicação, a forma educada ou não, de apresentar os pontos de vista ao defender uma ideia? Igualmente empatados. São todos muito hábeis e diplomáticos, construtores de excelentes argumentações. Todas as opções me provocam a atenção ao equilíbrio emocional e intelectual, de forma a exercitar-me no uso de minhas habilidades, colaborando para meu crescimento. A comunicação não resolve a questão.
- A empatia? Como geminiana nata são todos ótimos. Como personagem-produto da bagagem cultural recebida e assimilada, são todos igualmente ótimos de desenvolver um trabalho ou dar vida às ideias. Empatia não resolve a questão.

Por força da situação, descobri que encontro-me num momento único e especial de minha vida pessoal e profissional. De um ano para cá, desde que foi cortado o laço atrasador e atravancador de meu avanço, muitas excelentes oportunidades vêm surgindo e foram sendo aproveitadas na medida do possível. Desta vez, é diferente: são muitas as oportunidades de uma só tacada, com reais dificuldades de serem reaproveitadas as excluídas num posterior momento; a não ser que eu crie o momento.

O "a não ser" talvez seja o x da equação. A leitura e a troca de ideias com os mais evoluídos torna-se, mais uma vez, imprescendíveis. Para quem adora ler e trocar ideias; a partir das conclusões geradas será água com açúcar a solução da questão (será que Caetano anda disponível a conversas?). E mais uma vez, fica a subjetividade para uma outra ocasião.

Empregarei esforços para que todos saiam ganhando e lucrando com a minha decisão final. Só falta eu a me decidir no grupo e é preciso domar constantemente minha impulsividade apaixonada e selvagem se eu quiser chegar a algum lugar, colaborando para o crescimento e evolução de muitos. Domarei. Chegarei. Tenho meios e conhecimentos para tal - só não tenho o Caê de perto.

Ao final das contas, a subjetividade não é tão subjetiva e assustadora assim. :)

Bjs carinhosos
Elida

====

PS:  O Blogger me avisa que este é o 200º post. O primeiro post foi feito em 02/03/2008. São, portanto, 4 anos para chegar aos 200; ou seja, uma média de 50 posts por ano e de 1 visita diária a cerca de 200 a 250 visitantes, a partir dos 6 meses de vida. São, atualmente, um mínimo de 7.000 visitas mensais - o que, para um blog pessoal, é realmente uma boa marca.

Agradeço a todos pela fidelidade; aos distribuidores de conteúdo que têm mantido minhas baboseiras classificadas como "de bom conteúdo"; aos debates que acabamos gerando por aqui (como no caso dos posts das Singelas e poderosas abelhas, Sobre o hífen e a do PL nº 4.548/98), entre esta blogueira e os leitores, que tão fortemente têm colaborado para meu enriquecimento pessoal; aos scripts de filtro de pesquisa, que tanto têm direcionado novos visitantes, tornando-os fiéis.


Bjs especiais
=====================================

Que as forças do Universo me permitam ser útil a vocês de alguma forma.

Seguindo juntos torna-se mais fácil sobrepor-se às pedras do caminho. Não esqueçam a família e jamais, em tempo algum, sejam grosseiros com alguém que lhes estendeu a mão num momento de necessidade ou precisão - Jamais mesmo. Não ajam seguindo a Lei de Gérson nem colaborem para tal: sejam os diferenciais, sejam os raros, sejam os de valor, sejam os únicos. É um caminho que exige muito de nós mesmos mas é o único caminho seguro e certo para que sejam amantes da vida e de si - As minorias custam caro e estão entre as minorias os que sabem sua importância no mundo e agem como tal (estes estão entre a minoria; sejam orgulhosos disso).

Amem-se, valorizem-se, compreendam-se, compartilhem-se, entendam-se! E aos que erraram, não tenham medo de pedir desculpas ou de voltar atrás: esta é a verdadeira essência da vida - evoluir; e para evoluir é preciso errar e acertar-se. Julgam-se as pessoas pela quantidade de vezes que tiveram coragem para reconhecer seus erros: pensem nisso e na forma que avaliam realmente seus amigos. Para evoluir é preciso antes passar pelo acerto dos erros.

Imaginem-se como uma construção da Engenharia Civil: algo dando errado na base, comprometerá toda a estrutura final (vejam edifício Palace II, na Barra da Tijuca, do empresário Sérgio Nahas). Não foquem na "superfície das coisas"; foquem na base - aprendam a reconhecer os próprios erros, fraquezas e a consertar essas fraquezas, para que possam renascer fortes e cientes de suas contribuições ao conjunto. A mídia faz dos erros uma característica negativa porque a massa da população está entre os que são marionetes, mas a verdade é que são os erros que nos fazem subir, são estes os verdadeiros degraus de nossa vida: não os desprezem, em momento algum. São nososs erros os nossos maiores tesouros. Avaliem bem isso, por favor! Sejam francos e honestos consigo. Não tenham medo.

Cada um é cada um mas só você pode analisar e dar vida ao papel que você selecionou para sua vida. A opção está sempre em nossas mãos.

Caso possam me reportar a experiência, ficarei muito feliz em conhecer o "currículo" dos futuros evolutivos em amor próprio (não divulgarei, será apenas para meu aprendizado interno). Quem só acerta é porque parou no caminho; quem erra, se souber compreender os erros, aprenderá com eles. Valorizo meus erros mais que meus acertos - por conta dos erros, aprendo a exercitar um pouco mais do que eu sei que posso ser. E sou realisticamente besta neste sentido: eu sempre posso mais. No momento em que não puder acreditar na minha evolução, será melhor sair da vida, de um jeito rápido e sem dor. Eu sei que posso e não aceito menos - e espero estar sempre cercada de pessoas que não têm vergonhas e inseguranças em evoluir. Evoluir dá trabalho, se dá! Muito trabalho! Concentração 30h por dia.


Elida, eternamente em construção.

Nenhum comentário: