Reforma Ortográfica já está valendo no BrOffice

Reforma ortográfica para o seu computador

Usuários do BROffice já podem baixar o Vero, corretor grátis que usa as novas regras de ortografia. Microsoft promete adaptação do Word ainda este ano.

Usuários do pacote BrOffice, versão brasileira da suíte de código aberto OpenOffice, que tem editor de texto, planilhas e apresentações grátis, já dispoem de um verificador adequado às novas regras.

O Vero foi lançado em julho de 2008 e, como é software livre, recebe contribuições e atualizações constantes. A versão mais recente inclui ainda um divisor de sílabas.

Para atualizar o corretor ou baixar o programa, visite www.broffice.org/verortografico/baixar. O aplicativo Vero também funciona no navegador Mozilla Firefox.

Quem usa o pacote Office, da Microsoft, ou o Google Docs, terá que esperar mais um pouco. O Google fará as adaptações até o fim do prazo de adaptação. Já a Microsoft anunciou que seus clientes terão de esperar até o segundo semestre deste ano para que o recurso e os menus dos seus programas sejam adaptados à reforma.

Alguns sites já começaram a oferecer correções online. No Interney basta colar o texto no campo indicado para recebê-lo corrigido de acordo com as novas regras.

O que muda na ortografia

Na maioria dos corretores, palavras escritas de forma incorreta são destacadas em vermelho. Sem atualização, o corretor apontará a nova grafia como erro. Para evitar o transtorno no MS Word, vá em Ferramentas e desabilite a correção ou adicione ao dicionário as novas grafias.

O trema só vale para nomes próprios e derivados. Perdem o acento agudo: paroxítonas com ditongos abertos (ói, éi), com I e U tônicas após ditongo, com vogal dupla, palavras com acento diferencial.

O hífen é obrigatório quando o segundo termo começa por H. Mas se for iniciado por R ou S, o sinal não se aplica e a letra deve ser repetida.

O Dia.

beijinhos

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi, Elida.

Além do corretor ortográfico em http://www.interney.net/conversor-ortografico.php, há também o sítio http://umportugues.com/. Este último construído pelo Aurélio (o Verde), visando o estudo das mudanças ortográficas. Não se trata de um corretor ortográfico no sentido tradicional, mas uma ferramenta que indica as mudanças ocorridas. Essa ferramenta realça a palavra cuja ortografia mudou e indica que regra foi quebrada, fornecendo um link para o texto do acordo ortográfico que normatiza o caso. Para quem está começando a treinar as novas regras ou tentando memorizá-las é uma excelente ferramenta de estudo.

Teste, como eu fiz, utilizando a tua crônica “Como será daqui pra frente?” e verifique o belo trabalho que o Aurélio fez.

À propósito da tua crônica: gostei muito, apesar do primeiro contato ter sido através de uma apresentação com erro. Como eu não reenvio esse tipo de material, procurei saber onde estava o texto original, deparando-me com essa "anormalidade saudável" que propagas aqui e que me deu grata satisfação em encontrá-la. Creio que nem precisava dizer, mas para constar nos autos :P, que já está entre os meus favoritos. Parabéns pela crônica e pelo sítio.

Abraço.

Anônimo disse...

Oi, tudo bem? Vim te desejar um lindo fim de semana. Aproveito a ocasião pra convidá-la a visitar meu blog, que está com novo layout. Beijos

Unknown disse...

Oi, Vlademir.

Grata pela dica do Verde, testei a crônica e descobri que tinha um erro em "contra-mão". Já retirei o hífen.


Oi, De.
Vou fazer uma visitinha no teu cantinho agora mesmo.

Beijinhos especiais aos dois

N.Lym disse...

Ó céus! Essa reforma ortográfica veio só nos trazer ainda mais ocupação!X) Estava com saudade de vir aqui!O endereço do meu blog mudou e agora tem um tracinho no meio:
www.manufatura-nova.blogspot.com
Abraços!o/