Você sabe quem é Romero Britto?

Um artista "brasileño" que fez nada mais, nada menos que "seis sellos de correo conmemorativos de los Juegos Olímpicos de Beijing, sobre el tema Deportes para la Paz."

E daí? Bom, e daí é que o cara era pobre e começou pintando em jornais, papelão e sucata... Em outras palavras, o cara embelezava o lixo. Agora está aí, criando selos pros gringos.

Esse é meu Brasil brasileiro!

Fala sério... Nessas horas não dá um orgulho do k*?

Um pedacinho da biografia de Romero, retirado de seu próprio site:

Nascido no Recife, Pernambuco, em 06 de outubro de 1963, no Brasil, aos oito anos começou a mostrar interesse e talento pelas artes. Com muita imaginação e criatividade, pintava em sucatas, papelão e jornal. Sua família o ajudava a desenvolver seu talento natural, dando-lhe livros de arte para estudar. “Eu ficava sentado e copiava Tolouse e outros mestres dos livros, por dias e dias.“

Aos 14 anos fez sua primeira exibição pública e vendeu seu primeiro quadro à Organização dos Estados Americanos. Embora encorajado por este sucesso precoce, as circunstâncias modestas de sua vida o motivaram a estabelecer metas e a criar seu próprio futuro. “Na condição de criança pobre no Brasil, tive contato com o lado mais sombrio da humanidade. Como resultado, passei a pintar para trazer luz e cor para minha vida.

Freqüentou escolas públicas, recebeu bolsa de estudos para uma escola preparatória e aos 17 anos entrou para a Universidade Católica de Pernambuco, no curso de Direito. Viajou para a Europa para visitar lugares novos e ver a arte que só conhecia nos livros.

Retirado do site da ONU:

Sellos postales de la ONU para las Olimpíadas

05 de agosto, 2008 La Administración Postal de las Naciones Unidas anunció el lanzamiento este 8 de agosto de seis sellos de correo conmemorativos de los Juegos Olímpicos de Beijing. Los timbres fueron diseñados por el renombrado artista brasileño Romero Britto, sobre el tema “Deportes para la Paz”.

Las pinturas y esculturas de Britto se exhiben actualmente en más de 100 galerías de todo el mundo. Su trabajo es parte de las colecciones privadas de Eileen Guggenheim, el príncipe Albert de Mónaco y Oprah Winfrey, entre otros.

El artista pop consideró que el deporte es vehículo de comunicación que hace que las personas se comprendan mejor, y los sellos postales son muy simbólicos.

“Creo que también son una manera de promover la educación, la cultura, los deportes, y el humanismo, a través de esas imágenes pequeñas que viajan por el mundo entero y que traen y llevan noticias”, declaró Britto.

Já que estamos falando em China, quer aprender um pouco de chinês? É molinho! :)

4 comentários:

N.Lym disse...

A primeira coisa que me chamou a atenção foi seu nome: é um nome bonito, diferente e atraente. Isso é um elogio: sou heterossexual e muito bem comprometida há três anos! XD

A segunda coisa que me chamou atenção foi seu comentário. De todos sobre o "post dor de cabeça" que escrevi, você foi que alcançou exatamente 100% da idéia do que eu tinha escrito.

A terceira coisa que me chamou a atenção foi seu blog: ele é maravilhoso com textos muito bons! Parabéns!!^.^

Ah!! E sim, conheço o Romero Brito!Adoro os quadros mega coloridos dele!!^.^ Alguns me lembram a fase cubista de Picasso! Um amor! E eu nem sabia que o Romero tinha feito esses selos para as Olimpíadas!! Muito bacana!!=D

=]

Vou adicionar teu blog ao meu depósito viu?? Um bj grande!;)

Unknown disse...

Oi, Fê.

Que prazer recebê-la em meu cantinho.

Você foi muito clara naquele post e nota-se que foi escrito num momento de "ebulição", só os estúpidos não viram isso.

Romero.. o trabalho dele é tão alegre, né? Dá um prazer ficar olhando aquele carnaval de cores.

Obrigada por suas palavras. :)

Beijinhos carinhosos

Anônimo disse...

ler todo o blog, muito bom

Unknown disse...

Grata, Anônimo.

Beijinhos carinhosos