Observações do mercado

As manifestações de 2013 trouxeram como consequência a migração dos escritórios da zona de risco: Da Candelária ao Palácio do Catete, arredores inclusos. Méier, Cascadura, Del Castilho e Madureira têm sido o destino dos que optaram pela mudança para a zona norte. Botafogo e Jacarepaguá são as opções dos demais.

Notei também que a demanda por atendimentos via Skype e similares aumentou. As empresas estão evitando a ida do cliente ao escritório e, por outro lado, os clientes andam mais satisfeitos porque, além do conforto, o atendimento tornou-se mais ágil.

Uma das produtoras adotou esse sistema para receber a minha consultoria. Antes, me pagavam 150 pelo deslocamento mais o custo/hora. Sugeri o sistema por vídeo e a primeira consultoria deste ano foi mais frutífera para ambos os lados. Ganhei o tempo que eu gastava com o deslocamento e eles ganharam na ampliação da consultoria. Mais funcionários puderam participar da reunião, o que nos permitiu - a mim e a responsável -, identificar novas demandas para a orientação do programa de trabalho. Presto consultoria a eles desde 2012 e não me lembro de nenhuma vez em que todos estivessem presentes na reunião presencial. Como a produtora tem projetos por todo Brasil, mais da metade ficava impossibilitada de comparecer às consultorias. Na deste ano, todos apareceram, independente da localidade em que estavam. Alguns penaram um pouco devido às péssimas condições do serviço de internet da cidade em que estavam mas, mesmo com este problema, puderam usufruir da consultoria.

As outras consultorias que presto são, ocasionalmente, apenas a consultora e o responsável. Quando muito, algum executivo ou coordenador de um dos grupos de trabalho são convidados a participar. Raramente são mais de 2 ou 3 pessoas nessas reuniões. São tranquilas mas depois da experiência da reunião pelo virtual, vejo que as empresas do sistema presencial não estão aproveitando todos os benefícios que poderiam aproveitar, via vídeo.

As empresas estrangeiras com as quais tenho alguma ligação são mais receptivas ao ambiente virtual e, logicamente, conseguem obter mais e melhores resultados. Há uma quase imperceptível visão comercial nestes casos mas que faz muita diferença no resultado, ainda mais se tomarmos como exemplo o caso brasileiro. Num exemplo bruto, eu diria que a visão dos estrangeiros que conheço é "subir a escada"; a dos brasileiros é  jogar a corda para cima para ver se alguém agarra e puxa, para permitir alcançar o topo da escada.

Alguns exemplos que presenciei resultariam numa excelente palestra para pessoas de negócios. Por enquanto, tenho aproveitado as lições no meu trabalho. Numa outra oportunidade, talvez no final de 2015, poderei programar algo neste sentido, caso eu sinta que há interesse para tal. Sei que será muito proveitoso para os que participarem desta palestra mas é difícil para o empreendedor identificar uma demanda que ele nem sabe que existe.

O assunto fugiu completamente do perfil do blog. Não se preocupem porque não vou mudar o rumo. Estou providenciando um espaço para assuntos profissionais, onde poderei publicar temas como o desta postagem. :)

bjs

Nenhum comentário: