A verdade sobre o Rio de Janeiro

A verdade sobre a insegurança no Rio de Janeiro

Não sou nenhuma analista do governo, nem pesquisadora acadêmica das ciências humanas nem nada parecido. Esse é o meu olhar como cidadã.

Começo por um exemplo, para ilustrar melhor a situação: No final da tarde a comlurb atravessa todas as praias recolhendo o lixo deixado pelos banhistas. Legal, a praia fica limpinha e todos acham lindo esse serviço. Porém, o ideal não seria se as pessoas não jogassem o lixo na areia? Então porque não usar a lei e passar a punir com rigor os porcalhões, como estão fazendo com os mijões?

Desse modo é tratada a segurança no Rio de Janeiro: aplicam-se medidas 'de enfeite'. Pacificam-se os morros, deixando os bandidos livres. Como resultado, vemos o aumento de assaltos a lojas comerciais, residências, furtos de carro, elevação de ocorrências em municípos e estados vizinhos, etc. Não é preciso ter nenhum curso superior nem treinamento internacional pra saber que bandido não tem local de trabalho fixo: atua em qualquer lugar e em quaisquer condições.

A educação é essencial, enquanto os imbecis governamentais não perceberem isso, não haverá esperança. A Secretária de Educação passa o dia twuitando, blogando e se autopromovendo em site pessoal (e estamos pagando por isso). Beltrame pensa que engana mas todos sabem que não passa de garoto-propaganda de Sérgio Cabral, produzido pela Globo: só aparece pra falar dos milagres do estado, que só ele e os patrões dele estão vendo. Sérgio Cabral só quer saber de viajar, viajar e gastar. Nunca está presente quando aparecem problemas. Com tantos impostos e taxas que pagamos, essa coisa tem a cara de pau de dizer que o Rio não tem dinheiro pra melhorar os salários dos funcionários que trabalham na educação, segurança, etc.

O interessante é que o governo do estado do RJ não tem dinheiro pra melhorar os salários dos funcionários estaduais
mas tem dinheiro pra pagar mais de 3 mil reais, por faxineiro, contratados de uma empresa terceirizada, conforme matéria de Berenice Seabra, publicada hoje no Extra.



Ainda tem alguma dúvida sobre a zona que anda o RJ?

Bjs carinhosos

Nenhum comentário: