Inventor da internet adverte sobre “bisbilhotice online”

Todos sabem que, na internet, ninguém está a salvo. Quem ainda não enfrentou problemas no mundo virtual, com certeza conhece alguém que sim. Algumas dessas histórias fizeram parte de documentários, matérias jornalísicas ou livros.

No quesito divulgação de detalhes da vida particular, que permitem a localização de uma pessoa, os brasileiros foram considerados os mais "inocentes" - uma forma educada que os pesquisadores encontraram para nos chamar de otários.

Enfim, não custa alertar...

Falando aos membros do Parlamento britânico, o inventor da web, Tim Berners-Lee, posicionou-se contra a coleta de dados de usuários por empresas comerciais.

"As URLs utilizadas pelas pessoas revelam muitas coisas sobre suas vidas, amores, ódios e medos. Tratam-se de informações extremamente sensíveis", afirmou Berners-Lee.

O recente crescimento dos anúncios segmentados vem deixando em alerta defensores da privacidade online. Em sua forma mais simples, pode-se manter um registro das páginas visualizadas pelos internautas e mostrar a eles publicidades relacionadas às suas buscas na próxima vez em que entrarem no site.

As preocupações com essa prática dizem respeito à venda e ao compartilhamento desses registros com outras empresas.

Opinião e Notícia.

Beijos

Nenhum comentário: