Imprensa alheia, silente e vendida - é a vadia do Passeio

As manifestações pululam em todo Brasil e a imprensa escrita simplesmente faz olhos de quem não vê. Comprada, talvez, pela FIFA, COI e autoridades políticas, todos receosos de perderem o pote de ouro que será ocasionado pela contaminação dos ideais e o aumento de manifestantes a engrossar o coro.

Tentando encontrar uma justificativa que fosse menos ofensiva e mais racional, acabei esbarrando num artigo publicado pelo Obsevatório da Imprensa, em 2009, esclarecendo que a mídia dos países latino-americanos associaram-se ao "Grupo de Diarios América", uma organização que se apresenta como "Once periódicos. Once países. Una sola fuente." A fonte em questão é Miami, ou seja, EUA. Em palavras claras, os jornais da América do Sul só podem publicar o que EUA autoriza e da forma (linguagem) que eles desejam.

Acompanhar a mídia independente nunca esteve tão na moda como agora. Com a internet, temos maiores chances de obter notícias verdadeiramente reais, e não as fantasiosas e manipuladas como vemos nos grandes jornais e na mídia tradicional.

Links de referência
O artigo do Observatório: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/o_cerco_a_imprensa_independente
O grupo: http://www.gda.com/Quienes_Somos/index.php


MÍDIA INDEPENDENTE

  • Centro de Mídia Independente - Notícias: As notícias são publicadas por voluntários
  • Livre Imprensa - Brasil: a atualização não é diária mas há notícias relevantes que não obtiveram atenção da mídia comprada
  • A Nova Democracia, YouTube: manifestações pelo Brasil
  • Os ícones das manifestações pelo Brasil, todos do Twitcasting.tv. Estes veículos são os únicos que têm se dedicado a dar cobertura completa às manifestações. Nos comentários há farto envio de material (links) que levam a matérias esclarecedoras:
    • MídiaNinja: cobertura às manifestações na cidade do Rio de Janeiro
    • MídiaNinjaRS: cobertura às manifestações em Porto Alegre
    • PósTV: cobertura às manifestações de Belo Horizonte
    • MoquecaMídia: manifestações de Vitória, Espírito Santo
Jovens alienados? Para a felicidade de todos os brasileiros, estes estão em extinção.

Como pessoa e como agente cultural, aproveito para reforçar o apoio às manifestações pacíficas que vem ocorrendo em todo Brasil, mostrando a insatisfação geral em relação às injustiças sociais e o descaso das autoridades e representantes com a população que representam (deveriam representar).

As manifestações serviram para nos mostrar o quanto a classe política e o poder se distanciaram do povo, indo ambos em caminhos opostos. É preciso entender que lidam com o dinheiro público, com necessidades e carências dos contribuintes.

Brasil precisa sair da atitude de terceiro mundo, parar de acatar ordens de grande parte dos organismos internacionais que não entendem nada do brasileiro, não fazem nada de eficaz para o brasileiro nem pensam em realmente contribuir de forma positiva para o país.

Autoridades têm sido aliciadas com conversas-moles e não estão tendo logicidade e clareza suficientes para perceberem o ardil, colocando-se como fantoches na mãos de FIFAs, COIs, ONUs e outras por aí. É preciso, mais do que nunca, saber reconhecer o foco das ações para que desenvolvam com sucesso, as funções para as quais foram eleitos.

Não há mais espaço para a ditadura disfarçada como a que temos visto desde o fim da ditadura oficial. A verdade nua e crua é que o Brasil ainda não teve uma Democracia em toda sua plenitude, ainda não sabemos o que é isso na prática.  Não é só participar das eleições, tentando escolher o menos pior para responder pelas carências das cidades, dos estados e do país. Democracia vai muito além disto.

O que temos é uma Autocracia descarada, o mesmo sistema que deu vida ao nazismo e ao fascismo. Os políticos fingem que escutam mas fazem o que eles querem, roubam o quanto e como eles querem com a certeza da impunidade, atendem somente aos próprios interessem sem dar voz ao eleitor.

As polícias estaduais estão completamente sem controle e sem estratégia, recebendo ordens para atacar os manifestantes a qualquer preço e de qualquer jeito, desde que o resultado seja o "não quero saber, só quero que parem de ter o direito a reivindicar o que lhes é de direito".

Todo político é, antes de tudo, muito burro!... Um Brasil melhor e com menos injustiças seria também uma enorme vantagem a eles. Como se vê, são poucas ações verdadeiramente democráticas. Tivessem saído de seus casulos e separado um tempinho para ouvir os manifestantes, hoje não teríamos a Revolução que temos nas ruas.

Saúde aos manifestantes do Brasil, Egito, Turquia...

bjs
Elida



Nenhum comentário: