Parabéns, #Nestle, pelo #tráficodecrianças e pelo #trabalhoescravoinfantil.

Vídeodocumentário "O Lado Negro do Chocolate", do jornalista Miki Mistrati


33:49min:
- O que fazemos de precisarmos de crianças?
- Meu irmão mais velho está ali. Se disserem a ele quantas crianças querem ele pode arranjá-las para vocês.
- Quanto custa para trazer as crianças?
- O preço é a partir de 230 euros

Uma criança de Burkina Faso pode ser comprada a 230 euros e isso, sem pechinchar. O preço inclui transporte e uso ilimitado da criança. na maioria das vezes, elas nunca são pagas.

35:39min:
O uso do trabalho infantil na indústria do chocolate predomina, apesar de os fabricantes internacionais de chocolate em 2001 terem assinado um protocolo dispondo o contrário.



Em relação ao documentário do premiado jornalista dinamarquês, Miki Mistrati, as empresas de chocolate (Nestlé, Blommer, Archer, World's Finest, Cargill, Mars, Kraft, Barry Callebaut...) se uniram e publicaram juntas uma nota que diz que "a grande maioria das plantações de cacau não são das empresas que produzem chocolate ou fornecem cacau e, portanto, não temos controle direto sobre o cultivo do cacau e as práticas laboratoriais."

A Nestlé detém 12% do mercado mundial. Está presente na Costa do Marfim há mais de 50 anos.

Saf-Cacao é uma das três maiores empresas de cacau da Costa do Marfim e uma das maiores responsáveis pelo tráfico de crianças e pelo trabalho escravo infantil. A Nestlé está na lista de clientes da empresa.





"Os Princípios Básicos de Administração e Liderança da Nestlé enfatizam que o respeito ao indivíduo não é negociável." - Palavras da empresa em 2001. O vídeo acima é de 2007.

Na respeitável BBC, o 'Bitter sweet' film: http://news.bbc.co.uk/2/hi/africa/6517695.stm


Nestlé: na minha casa você não entra nunca mais!

Elida

#TV paga: 1 semana de propaganda por mês - é #Lei

#tv Não é brincadeira, é sério: a cada mensalidade que o consumidor brasileiro paga, 25% vai bancar a propaganda. Sim, estamos pagando pela "obrigatoriedade" de assistir propaganda. O pior de tudo: está na lei da tevê paga, a Lei 12.485.

Para mim, que não vejo tevê, ficou menos atrativo ainda. O trabalho agora é convencer ao povo de casa a cancelar essa joça de plano; afinal, passam a maior parte do dia na rua ou jogando videogame, então, para quê tevê paga? Aparelho agora fica de uso restrito a videogames.

Como brasileiro é bicho burro, vai continuar carregando o peso nas costas.

bjs carinhosos
Elida




O espaço está para peixe

Os russos conseguem a  imagem de mais alta resolução do planeta colorido (azul, não; colorido). O satélite russo Electro-L fez imagem da Terra com 121 megapixel (quero uma câmera e uma filmadora russa). Cada pixel corresponde a uma área de aproximadamente 1 Km2. Diferentemente de imagens semelhantes já divulgadas pela Nasa (mosaicos de várias fotos menores unidas digitalmente), o Electro-L é capaz de capturar todo o disco terrestre em uma única exposição. Uma foto e tanto de nossa linda casa.




Resolução: 1280x1280. Abra inteira.


Apesar da aparentemente perda de ponto da NASA no quesito foto, convém lembrar as famosas fotos da Galáxia Andrômeda, Milk Way, o Olho de Deus (Nebulosa Helix). E os vídeos da Criação do Olho de Gato (parte 1 - parte 2). Confesso que entre os trilhões de sites da NASA, sou fã da Hubble. A seleção de imagens é de outro mundo (literalmente?).  As três imagens que citei são da Hubble e não é mera concidência.

Com tanto prazer por temas astronômicos e espaciais, era de se esperar que eu fosse fã de flmes de ficção científica. Não sou. Tirando raras exceções, as obras do gênero são de péssimo gosto com uma colagem de  situações absurdas associadas a alienígenas assassinos ou parasitas. Star Trek foi um sucesso por causa da equipe da Enterprise, não pelas situações ficcionais. Ver o duelo da lógica do Spok contra a emotividade e subjetividade do dr. McCoy sendo tão charmosamente sintetizadas no Jim era uma tentação. George Lucas não teve intenção mas levou a situação do trio da Entrerprise para os dois robozinhos do Star Wars, R2-D2 e C-3PO - eu não consigo desassociar R2-D2 e C-3PO do trio Spok-McCoy-Jim.

Uma notícia astronômica: Os 4,7 mil perigos à Terra
NASA identificou 4,7 mil asteroides potencialmente perigosos para a Terra, de acordo com dados da sonda Wise, que analisa o espaço com luz infravermelha. Segundo a agência espacial americana, eles estão relativamente próximos, a cerca de oito milhões de quilômetros. Além disso, são suficientemente grandes para causar danos se caírem na superfície do nosso planeta.

Boa semana! :)

Bjs carinhosos
Elida

Nada melhor que Calvin e Quintana

Mãe
Mário Quintana

São três letras apenas
As desse nome  bendito:
Também o céu tem três letras
E nelas cabe o infinito

Para louvar a nossa  mãe,
Todo bem que se disser
Nunca há de ser tão grande
como o bem que  ela nos quer

Palavra tão  pequenina,
Bem sabem os lábios meus
Que és do tamanho do CÉU
E apenas  menor que Deus!


Bjs carinhosos
Elida

O Rio dispensa comentários

A frase do título é do arquiteto Oscar Niemeyer descrevendo o Rio como Patrimônio Mundial da Humanidade.

Falta o carinho dos nossos políticos e das autoridades mas sim, o Rio continua lindo!




Uma excelente semana a todos. :)

Bjs carinhosos