Alvorada de São Jorge na zona norte é um dos espetáculos do meu Rio que fico em contagem regressiva, torcendo para que chegue logo. O Réveillon de Copacabana perde feio em fogos, em duração de espetáculo, em beleza, em participação e em variedade.
- Em Copacabana os fogos vem do mar, a Alvorada de São Jorge vem de todos os lados.
- Em Copacabana é cronometrado para durar cerca de 15 a 20 minutos. A Alvorada de São Jorge dura cerca de 90 minutos, das 5h às 6:30h da manhã.
- Em Copacabana não tem participação do público, a Alvorada de São Jorge tem 100% de participação do público.
E a pólvora que inunda o ar urbano? Em Copacabana não tem o cheiro da realidade, é tudo muito artificial. Mais um ponto para a Alvorada de São Jorge.
Quer ver os fogos do Rio, de verdade? Esqueça o Réveillon e esteja no Rio dia 23 de abril.
Nossa Senhora de Aparecida é a padroeira do Brasil mas, se houvesse também um padroeiro, este seria o Jorge.
São Jorge é padroeiro de Portugal, de Aragão, da Inglaterra, de Geórgia e da longínqua Lituânia, em Moscou. É padroeiro do Corinthians, dos escoteiros, dos escritores, do comércio, do exército. Nos lugares que tem São Jorge como padoeiro do amor e da cultura, é costume oferecer-se uma rosa e um livro aos amigos que se mostraram verdadeiros. Uma pena que esse costume não exista no Rio.
O social e a economia mostram a ligação na religião: marginais de todas as áreas e classes sociais - do batedor de carteiras ao colarinho branco -, adotam o santo como padroeiro. Os mais fiés prometem "não roubar, não matar, não pecar gravemente" no dia dedicado ao santo. Hãn-hãn...
São 10h, hora de Jorge.
"Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer mal. Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar.
Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça, Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meu inimigos.
Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós.
Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo."
(rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e 1 Glória ao Pai.)
Às 12h é hora da feijoada do Jorge com MPB, a R$ 50,00. Tudo liberado até as 18h, quando chega a turma do samba.
Amor e cultura a todos!
bjs carinhosos
Elida