Portal da Transparência do Governo Federal

Informamos que o Governo Federal lançou, no dia 27 último, a consulta “Informações Diárias” no Portal da Transparência, por meio da qual o cidadão pode obter dados detalhados e diariamente atualizados sobre todos os atos das unidades gestoras do Poder Executivo Federal na execução das suas despesas.

A nova ferramenta, desenvolvida pela Controladoria-Geral da União (CGU) em parceria com a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), dá cumprimento ao disposto na Lei Complementar n.º 131, de 27 de maio de 2009, que trata da divulgação em tempo real, pelos entes federados, de informações pormenorizadas sobre sua execução orçamentária e financeira.

Em relação aos gastos do Poder Executivo Federal, estão disponíveis informações sobre os atos praticados em todas as fases necessárias à realização da despesa (empenho, liquidação e pagamento), permitindo conhecer em detalhes como o Governo Federal executa o seu orçamento.

São divulgados também dados referentes ao processo da despesa, às características do bem ou serviço fornecido, ao beneficiário do pagamento e, quando for o caso, ao procedimento licitatório realizado.

No que diz respeito à receita, além das informações já apresentadas no Portal da Transparência, o Governo passa a divulgar também os dados sobre a fase de lançamento, com atualização diária das informações, veja na seção "Receitas".

Acesse a nova consulta no Portal da Transparência do Governo Federal no link http://www.portaldatransparencia.gov.br/despesasdiarias/



Vamos tomar conta, galera! :)

Beijinhos carinhosos

Hoje estou "assim-assim"

Tem dias que dá uma vontade louca de sair virando cambalhotas; de nadar pelada na praia à luz do luar (praia deserta, please.. não quero assustar nem mesmo os peixes); berrar canções bregas, só por cantar qualquer coisa; se enfastiar comendo jabuticaba no pé; sair caçando borboletas só pra bater uma foto legal; gravar sons de passarinhos para mais tarde ficar tentando imitar os trinados em perfeitas notas musicais, mesmo sem entender nada de música; chupar jaca melecada daquela gosma que cola parece superbond; caminhar até a Linha do Equador pra ver se encontra um pinguinho de sol queimando as tripas...

Nossa! É muita vontade louca para listar em tão pouco espaço. Nem escuto direito o pastor Zé das Couves que briga com seus fiéis, com jeito de quem vai quebrar a igreja inteira sabe-se lá por qual motivo. Esses fiéis são tão ignorantes (ou "inguinoranties" pro pastor, sei lá..) que chegam ao cúmulo de saírem do conforto de suas casas, do carinho reconfortante de suas famílias para virem ouvir o tal pastor. devo estar regredindo pois ou eu saio de casa pra me divertir ou prefiro nem deixar meu espaço. Nem tenho espaço, tenho espaços, no plural; e todos aconchegantes, de uma forma ou de outra. Enfim, ri quem pode e briga quem está a fim, não é?

Mas não é nada disso que quero falar. Hoje estou muito doida, isso sim. Quero tagarelar até cansar mas nem sei ao certo o que tagarelar. Ninguém precisa me ouvir, adoro conversar com as paredes. Muitas vezes elas me entendem mais que ouvidos humanos. Estranho? Não, é normal por essas bandas.

De vez em quando esbarro com ouvidos que me entendem até quando brigam. Não dá para explicar mas é algo mais ou menos assim: se você gosta de chocolate e alguém chega e diz que baunilha é melhor então você vai é mandar essa pessoa pra Conchinchina porque, afinal, ela não tem nada a ver com o seu gosto. Por outro lado pode acontecer desta pessoa falar que gosta de baunilha por esta e aquela razão e que o chocolate não presta porque isso e aquilo. A coisa muda completamente, perceberam? Não foram contra você, apenas entenderam a sua posição e resolveram expôr a delas também. Gente, isso é raro. Muito raro. As pessoas estão a fim de discordar e pronto mas apresentar as justificativas de estarem contra e ainda defenderem uma posição com bons argumentos é coisa rara. Essas "coisas estranhas" devem figurar pra lá do último planeta do nosso sistema solar, quase invisíveis. Deve ser coisa pra quem leu aos nove anos "Eram os Deuses Astronautas?" (de alguma coisa Von Däniken, não me lembro o nome completo) ou si lá qual livro de Demócrito de Abdera ou Epicuro Espinosa que, até alguns anos atrás eu pensava ser uma pessoa só mas são duas: Epicuro e Espinosa. Mais que justificada não ter lido apenas um livro desse que eu acreditava um autor, mas dois: recitados e justificados pra minha maluquinha e austera mãe (até minha mãe era fora do normal).

Bom, crianças. Como esqueci o que ia falar e já tagarelei pra caramba; acho melhor encerrar por aqui, né? Outro dia divago mais... :)

Beijinhos carinhosos
Elida

Raymond Domenech e Dunga

O técnico da França, Raymond Domenech, e o nosso Dunga merecem nota zero nesta Copa do Mundo.
Ofender a rede Globo, tudo bem! Mas o Alex Escobar?? Puxa, logo o Escobar? O que houve? Dunga convidou o Escobar pra uma saidinha e o Escobar não quis? Pegou mal essa história do Dunga, parecia coisa de ... Bom! Deixa pra lá. Melhor o Dunga guardar essa agressividade pro Galvão. E já que falei em Galvão, vou aproveitar pra entrar no coro do twitter: Cala a boca, Galvão!

O Parreira e a seleção sul-africana estão de parabéns. Fiquei chateada com a eliminação dos sul-africanos. Aliás, as seleções africanas podem não figurar entre as melhores do mundo em números de gols mas dá pra perceber que são bem esforçados e não estão ali só "pra aparecer", como a seleção da França e da Inglaterra.

Papo pras meninas: vamos falar dos colírios. :)
Que dificuldade assistir ao jogo México e Uruguai. Noventa por cento dos jogadores são muito gracinhas, nas duas equipes. Adoro morenos e as duas seleções apresentaram um cardápio de primeira! Ai, ai...

Hoje acordei sem febre, parece que a gripe começou a ceder. Finalmente poderei ir pra rua resolver um monte de coisas e aproveitar o calor do sol. Vou dar uma folguinha pros sucos de laranjas e mangas e tentar saborear um cálice de St. Remy.

Semana que vem eu volto.

Bjs carinhosos

Eleições 2010 - Marina Silva


Passei ontem e hoje (acordo bem cedo, antes do galo cantar) escolhendo pra onde vai meu voto. Fico com Marina e pronto!

Assim, sem mais nem menos? Não.

Marina Silva tem o melhor programa, é mulher, é uma pessoa séria, tem estudo, jogo de cintura, saiu-se muito bem em várias situações delicadas, não tem rabo preso e mais uma série imensa de motivos. Só não gosto do fato dela ser evangélica, quase todos os evangélicos que conheço são retrógrados e sofrem de carência crônica de intelectualidade. Marina vai contra a maré e demonstra uma capacidade elevada para enxergar as coisas longe. Gosto de gente que demonstra segurança e Marina é daquelas que "eu sou e sei que sou".

O próprio Senado reconhece em Marina Silva uma super política:
"Nos cinco anos do Governo Lula, Marina Silva optou por não fazer pirotecnia, mas trabalhar por políticas estruturantes, baseadas em quatro diretrizes básicas: maior participação e controle social; fortalecimento do sistema nacional de meio ambiente; transversalidade nas ações de Governo; e a promoção do desenvolvimento sustentável."
E, mais adiante:
"A biografia de Marina Silva fez com que ela fosse escolhida pelo jornal britânico The Guardian, em 2007, uma das 50 pessoas em condições de ajudar salvar o planeta. Mas sua lista de premiações e reconhecimentos nacionais e internacionais é longa. Entre muitos outros, ela recebeu o prêmio "2007 Champions of the Earth", o maior prêmio concedido pelas Nações Unidas na área ambiental. No dia 29 de outubro de 2008, a senadora recebeu das mãos do príncipe Philip da Inglaterra, no palácio de Saint James, em Londres, a medalha Duque de Edimburgo, em reconhecimento à sua trajetória e luta em defesa da Amazônia brasileira - o prêmio mais importante concedido pela Rede WWF. Em junho de 2009 recebeu o prêmio Sophie, por seu trabalho em defesa do maio ambiente, oferecido pela fundação norueguesa Sophie, criada pelo escritor norueguês Jostein Gaarder, autor do best seller "O Mundo de Sofia"."
Espero que minha impressão esteja correta. Falei do programa de governo da Marina? Pois é...

E quanto a Serra e Dilma? Serra é o candidato da mídia, o que já é mais do que motivo para ficarmos bolados. Não gostei do programa dele, parece ter sido feito às pressas, só pra agradar o populacho. Dilma tem programa de governo melhor que o do Serra. Entre Serra e Dilma, fico com Dilma. Comparando com Marina esses dois perdem feio.

Os links

Movimento Marina Silva: http://www.movimentomarinasilva.org.br/
Minha Marina: http://www.minhamarina.org.br/blog/
Twitter da Marina: http://twitter.com/silva_marina

Agora falta escolher deputados, senadores e governador. Pra governador eu sei em quem não vou votar: Garotinho e familiares podem esquecer meu voto.

Gabeira já se resolveu? E Cesar Maia? Teremos que aturar Sérgio Cabral de novo? Não vi nada oficial no site do TRE-RJ, só no Notícias Terra: "O deputado federal Fernando Gabeira foi oficializado neste sábado (12) como nome do Partido Verde (PV) na disputa pelo governo do Rio de Janeiro. " Vou aguardar a lista oficial dos candidatos mas, a princípio, estou com Gabeira.

Será que dessa vez eu acerto?