Singelas e poderosas abelhas

Lembram das aulas de primário, dos bichos e o que os bichos nos dão? Lembram da abelha, da polinização, mel, cêra, geleia real, etc? E se não existissem mais abelhas, como seria?

Sem polinização não teríamos a transformação das flores em frutos, não haveria mais legumes nem verduras. A importância das abelhas no ecossistema é algo muito sério, tamanho o valor que eles têm na cadeia alimentar de todos os seres vivos. É a planta a base da cadeia alimentar. Sem a polinização, responsável por 90% da nova produção, não haverá alimento.

- Ah, vou passar a comer só carne!

A vaca, o coelho, a cabra, a galinha, etc., comem plantas. Sem plantas, esses bichos também não terão comida e sem comida não há nutrição e o animal morre.

Esquece o nhoque, as pizzas, as cervejas, os hamburgueres, as batatas fritas, os pães com manteiga, o queijo, os copos de leite, os iogurtes, os cereais, os sorvetes, os chocolates, os cafés. Corta o feijão com arroz, a salada de alfaces, a salada de frutas, o suco de laranja, o bolo, o pudim, o churrasco, o vinho. Esquece tudo. Ficaremos numa dieta de peixes, frutos do mar e algas. Só.

Parece filme de ficção mas não é. As abelhas estão, literalmente, sumindo. Sumindo do dia para a noite. Os corpos não são encontrados, elas apenas somem. O fenômeno é tão sério e tem atingido proporções tão assustadores que vários países criaram grupos de cientistas dedicados a descobrirem o que está havendo com as abelhas. Deram o nome de Colony Collapse Disorder (CCD). O tempo está passando e nenhuma explicação de fato foi encontrada. Os cientistas trabalham com hipóteses: produtos tóxicos, poluição, ácaros, desnutrição, vírus, protozoários...? Não se sabe.

O caso vem sendo estudado nos EUA desde 2007. Na China, há uma cidade em que as abelhas já não aparecem a anos. A polinização da cultura de pêras tem sido feita pelo homem. Solução? Não. Uma abelha poliniza cerca de 90 hectares numa noite (por baixo). O homem consegue polinizar 30 árvores por dia. Ponha isso de um lado da balança e do outro ponha o número em que a população vem crescendo no mundo e a quantidade de comida pra alimentar essa gente toda. Sentiu o drama?

- Põe todo mundo pra fazer o trabalho da abelha, diria você.
As culturas estão em zonas rurais, que têm os menores índices de densidade demográfica.
- Manda trabalhadores das áreas urbanas pros campos.
O custo dos alimentos subiria muito, os serviços na área urbana estaria precário (pior que os dias de hoje), a economia entraria em crise.

O CCD ocorreu pela primeira vez no Brasil, no final de 2010 e início de 2011, em Santa Catarina. Em meados do ano passado, chegou a Minas Gerais.

As estatísticas dizem que, sem abelhas, a humanidade conseguiria sobreviver por quatro anos. Será que ainda estaremos vivos para assistirmos as Olimpíadas? :)

Algo estranho também tem acometido os morcegos. Eles estão adoecendo sem nenhuma explicação.

Quem quiser saber mais sobre o assunto, é só ir no Google, no YouTube, etc.

Bjs carinhosos
Elida

Como fazer valer as coisas no nosso Brasil

Tem circulado em e-mail com referência à "Lei de Reforma no Congresso 2011 (emenda da Constituição do Brasil)" e, na virada do ano, trocaram o 2011 por 2012. Não cita números, não cita datas, não acrescenta nem informa nada.


"Emenda da Constituição" é uma proposta: PEC - Proposta de Emenda à Constituição.

Há um debate sobre Reforma Política em curso mas esta devia chamar-se Reforma Eleitoral porque não muda nada no Congresso, só mexe no processo eleitoral. Talvez, nas eleições deste ano (2012) aconteça um plebiscito pra escolhermos o sistema eleitoral que será adotado nas eleições de deputados federais, estaduais e vereadores. "O PL-497/2011, do deputado Miro Teixeira (PDT-RJ), que determina a realização de plebiscito para a escolha do sistema eleitoral que será adotado nas eleições de deputados federais, estaduais e vereadores. Notícia da Câmara sobre o PL-497/2011


Como ajudar a melhorar e fazer acontecer uma Reforma Política de verdade, como atiça o tal e-mail que não faz nenhuma sugestão que mereça crédito.


Você pode não acreditar mas existe a Iniciativa Popular. O Ficha Limpa é um projeto da Iniciativa Popular, foi sugerida pela população. Para que nossas vontades entrem na pauta do Congresso (Câmara + Senado) e se tornem leis, é preciso a participação de 1% da população brasileira. Só 1%.

O número mostra o quanto os brasileiros são desligados. Juntando forças, no lugar de ficar espalhando e-mails que nada revertem em benefícios para a população, podemos iniciar campanhas que informem e que façam algo mais do que só informar. No Wikipedia explica sobre a Iniciativa Popular.

No que se refere ao Congresso, de nada adianta reclamar com o vizinho ou com o contato virtual; tem que ter atitude pra alterar as regras. Tem que acompanhar as notícias na Agência Câmara de Notícias, na Agência Brasil e no site do Senado; participar mandando e-mail para os políticos, telefonando pro 0800 que está disponível pra nós, entrando em contato com os representantes pedindo explicações, sugerindo ações e soluções. Ao menos assinem os Boletins para tomarem conhecimento de 0,0002% do que acontece nesses lugares. Tem que participar.

Nada de ficar mandando e-mails idiotas, vazios e imbecis sem um algo mais que faça o maldito e-mail valer a pena. Hoje em dia são tantos recursos para agir.

Mandem-me algo válido que terei o maior prazer em me enquadrar naqueles tais 1% da população; se for pra só reclamar, poupem meus olhos leitores de gastarem meu neurônios com a sua ignorância do que fazer.


Notícias da Câmara que chamaram minha atenção recentemente (para rir ou chorar)

Nas notícias da Câmara, tomamos conhecimento de projetos, como o Projeto de Lei 2431/11, do deputado Felipe Bornier (PHS-RJ), que proíbe a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de vetar a produção e comercialização de remédios para emagrecer. O deputado Alceu Moreira (PMDB-RS) também resolveu implicar com a Anvisa, através do PDC 454/11. Tudo porque a Anvisa faz sugestões para algumas aletrações na Lei 9.294/96, que "dispõe sobre as restrições ao uso e à propaganda de produtos fumígeros, bebidas alcoólicas, medicamentos, terapias e defensivos agrícolas." Alceu é de opinião que a Anvisa invade competência exclusiva do Poder Legislativo.

Devemos presumir que sugestões à Câmara são proibidas porque "ferem" a função do Legislativo. E eu que pensava que vivíamos uma República, não uma Ditadura. Fiquem avisados: o Congresso não aceita sugestões, propostas e ideias porque fere a "competência" da Casa. Será que o deputado Alceu Moreira (PMDB-RS) pode nos explicar pra que serve o projeto “A Câmara quer te ouvir!”?

A saber, a função da Anvisa: "A finalidade institucional da Agência é promover a proteção da saúde da população por intermédio do controle sanitário da produção e da comercialização de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados."

Bjs carinhosos
Elida

Tio Mozart, Belo Monte

Tio Mozart, este é só pro senhor.
Gratíssima pelas horas de encanto.



O cute-cute muito fofo ganhando um beijinho é o Tio Mozart. :)

Um grande beijo carinhoso a toda família e um beijo super especial pro chefe do clã.

Janeiros atrás

Não me conformo com janeiro ter se tornado um mês de tragédias por causa das chuvas. Janeiro era mês de muita praia, muita festa, de cuba libre, de conversas nas calçadas com os amigos, de qualquer coisa que pudesse ser feita ao ar livre. Ao menos é assim que me lembro de meus janeiros, da época em que eu só lia a parte divertida dos jornais. E quando chovia tínhamos competição de barquinhos de papel, que deviam seguir a correnteza das águas da chuva e ultrapasar o bueiro sem cair nem ficar preso. Meus barquinhos eram um fracasso, o que me deixava fora da brncadeira até começar outra rodada.

O tempo todo as mães berravam das portas e janelas pra sairmos da chuva e respondíamos descaradamente que não estava chovendo. Algumas vezes, nas chuvas mais fortes, vinha uma ou outra tentar agarrar o filho pelo braço pra arrastá-lo pra segurança do lar. Outras mães seguiam-se à primeira, numa espécie de competição pra ver quem levaria o filho primeiro pra casa. Nessas horas, a criançada corria junto, pra todas as direções, que nem pirralhos brincando de pique. As mães corriam atrás. Não demorava pra que ficassem tão ensopadas quanto os filhos e acabavam entrando nas brincadeiras. Chegava sempre a hora em que ficávamos só assistindo aquele bando de adultos agirem que nem crianças.

População ignorante, vivendo apenas o 'carpe diem' sem pensar no futuro; governos irresponsáveis, distantes da realidade que os cercam... Os janeiros da minha maturidade me assustam e a cada janeiro, fico imaginando quantas tragédias mais os jornais trarão no próximo ano.

Bjs carinhosos

Às 2 e pouco da matina, a "trombadinha"

No outro dia acordei com o celular tocando e corri pra atender imaginando que coisa séria poderia ter acontecido aos meus filhos. Não eram meus filhos, o que ouvi quando atendi foi exatamente isso: "Aquela p@ trombadinha do teu amigo levou meu DVD do Chico Buarque e agora não devolve. Teu amigo diz que vem, que vem e não vem nunca."

Pra começar, o "meu amigo" não é meu amigo nem tenho contato com gente assim. E não é a primeira vez que essa pessoa liga, por volta deste mesmo horário, pra ficar soltando os cachorros em cima do "meu amigo" e da "p@ trombadinha". E é sempre nesses horários. Depois de uma fração de segundo em que minha cabeça confere que não é nada com meus filhos, os neurônios voltam a dormir e fico sem saber o que fazer, o que falar.

Desde a primeira ligação que venho pensando em comprar o DVD pra recompor a galeria do cara, um fanático pelo Chico, pra não acordar mais assustada num horário desses. Hoje fiz uma pesquisa rápida e como não sei qual é o DVD que a "trombadinha" tomou, vou pegar a série completa no próximo sábado no FNAC. Vou aproveitar e pegar uma pra mim também. Está por R$ 369,90 o Box DVD. Eu pago, pode deixar. Sábado vou lá na loja adquirir a coleção e domingo levo pro rapaz. E deixa a "trombadinha" pra lá, fica o DVD tomado como presente.

Bjs carinhosos
Elida

A simplicidade

Ser objetiva e prática está na lista de minhas características. Objetividade e praticidade andam de braços dados com a simplicidade. Amo ser simples. De paixão. 

Segundo o wikipédia, "Simplicidade ou frugalidade é a ausência de artifícios, extravagâncias e excessos de ordem material, social ou psicológica. Simplicidade é o caminho para se chegar a humildade, e com isso ser uma pessoa mais servil, menos arrogante e prepotente, combatendo e se livrando da inveja, orgulho e ciúmes."

Pelo dicionário, a definição é "s.f. Qualidade daquilo que é simples, que não é composto: simplicidade dos elementos. Ausência de complicação: simplicidade de raciocínio. Naturalidade, desafetação. Ingenuidade, candura, pureza, sinceridade. Falta de luxo, de pompa, de sofisticação."

Na literatura, a simplicidade é a rainha das coisas:

"A simplicidade é o que há de mais difícil no mundo: é o último resultado da experiência, a derradeira força do génio." Bernard Shaw
"Em carácter, em comportamento e em todas as coisas, a suprema excelência está na simplicidade." Henry Longfellow
"A simplicidade é a consequência natural da elevação dos sentimentos." Jean Alembert
"A simplicidade de carácter é o resultado natural de profundo raciocínio." William Hazlitt
"A simplicidade é o último degrau da sabedoria." Khalil Gibran

Também na ironia, a simplicidade dá show: "Meu gosto é muito simples. Gosto do melhor de tudo." Oscar Wilde

A melhor é verde e marela:
"Que ninguém se engane: só se consegue a simplicidade através de muito trabalho." Clarice Lispector

Deu pra sentir, né?..rs

Índia (calma, chegarei lá) deu-nos duas figuras simplicíssimas que fizeram e fazem a cabeça de muita gente: Gandhi e Madre Teresa de Calcutá, meus ídolos. Eram as duas que eu conhecia até agora. Hoje conheci o trabalho e a crença do simples Bunker Roy, que repasso agora a vocês. O vídeo leva quase 20 minutos mas vale a pena cada palavra, cada cena, cada fração de segundo investido em assistí-lo. Nossos políticos deveriam ser obrigados a conhecer essa história.



Lindíssimo, não?
E... Tudo é tão simples. Sempre.

Bjs carinhosos

A virada foi.. Do lixo

Quem viu a cara da praia hoje de manhã, certamente ficou impressionado com a qualtidade de lixo. Cariocas, turistas nacionais e internacionais: um bando de porcalhões. Retrato fiel de nossos infiéis representantes do povo.

Sou extremista em determinados pontos, como este do lixo nas praias. Acho que nada me dói mais do que ver as areias tão imundas. Dá vontade de pegar cada um dos praianos sujões e mandar para um paredão qualquer de um povo bem atroz, lá nos confins do mundo, onde todos achem bem normais os homicídios militares. Mas a preocupação é só com os mijões do Carnaval, que dura alguns poucos dias. Vai entender a cabeça dessa gente!

Falando nessa gente, estou praticamente decidida a renunciar ao meu presente de ter nascido carioca.Já viram as intenções de voto pra prefeito? Eduardo Paes de novo. O que esse homem fez de bom, meu santo menino jesuscristinho!? E, logo a seguir vem... Crivella. Crivella?!? Temos que começar urgente, a percorrer escolas, favelas (favelas não; comunidades em situação de alto risco) (ainda acho o "favela" muito mais bonitinho e menos agressivo que "comunidade de alto risco"), associações de costureiras, artesãos, etc. O Rio vai continuar no apagão por um bom tempo, a verdade é que não há candidatos válidos para nosso estado e município - literalmente, só temos o "coisa mais que ruim", a "m* das m*" ou o "tão péssimo quanto os outros".

Lixo nas praias realmente me afeta negativamente, sentiram? Ainda não me recuperei do susto mas continua valendo os comentários do parágrafo acima, nos momentos em que eu estiver fora do estado de choque. Ano novo, infelizmente, é sinônimo de poluição braba nas minhas areias.

Um 2012 bem legal e bem limpo a todos. :)

Bjs carinhosos