Leituras divertidas

Ler notícias mostra-se, de vez em quando, muito divertido. Uma delas diz que o Buscaé está processando o Google por "por promover demais o Google Shopping nos resultados das buscas.". Não é pra rir não, é sério. O Google tem o shopping dele mas não pode promover porque o Buscapé - empresa famosa por não pagar aos afiliados -, está se sentindo prejudicada.

Leram 'A Privataria Tucana"? Leiam. É aquilo que todos nós já sabemos, só que com todos os detalhes.

"Samoa decide "pular" dia 30 de dezembro e antecipa Ano Novo". Quem estiver ansioso pelo Ano Novo é só ir pra Samoa.

E a do Adriano com as "mocinhas"? São notícias assim que...

Pra arredondar e encher mais o nariz de palhaço de todos nós:
"Copa: R$ 4 bilhões do FGTS serão investidos em obras de transporte". Será que eles lembram que FGTS quer dizer "Fundo de Garantia do Tempo de Serviço"? É do Trabalhador; não é dinheiro "do governo" pra ele fazer o que bem entender. Pra quem leu "Privataria Tucana", que mostra bem para o que serve os fundos de pensão, de aposentadoria e afins (pra quem não leu: esses fundos são caixinha para os marginais da política e seus laranjas disfarçadas de "utilidade ao trabalhador".)

A propósito, já leram "A Privataria Tucana"?
Não, não conheço nem estou ganhando nada do Amaury mas que o livro é bom, é. Li tudo de uma vez, sem parar pra respirar. A narrativa prende a atenção. A tempos eu não lia um livro tão bom assim, independente de ser algo de interesse de todos nós - brasileiros. O livro é facilmente encontrado em versão pdf na internet. É só colocar no Google o título do livro. Pode dispensar aqueles inks que direcionam para páginas de bobagens e armadilhas virtuais, tem muitos links de "boa vontade" que direcionam direto ao livro, sem maracutaias tucanas.

"Cássia Eller: há 10 anos morria a cantora dos peitos de fora". Com tantos adjetivos e características da Cássia, escolheram logo os peitos? Vi os peitos e algo mais da Xuxa, da Dercy Gonçalves, das mulheres frutas, de algumas "santas" e é justamente com os peitos da Cássia que vão se preocupar em manchetear? Que falta de imaginação!

"Cristãos da Nigéria prometem resposta a ataques de islâmicos". Cristãos mesmo? Será?

Homem-gansa? "Piloto em ultraleve confundido com mãe é seguido por gansos". Foi parar no Youtube.

Nesta eu não achei graça nenhuma: "Virada do ano pode ser debaixo de chuva no Rio e em São Paulo". Ô, São Pedro, que sacanagem!


Essa foi só pra encher linguiça. :)

Boas entradas e um excelente 2012 a todos.

Que bonitinho o cartão do CNFCP!

Olha que cute-cute o cartão de boas festas do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular.


Super criativo. :)


Cezar Peluso deve ser um frouxo...

É tão descarado...


Na notícia sobre "Após pressão da cúpula do PMDB, o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Cezar Peluso, autorizou o pedido do peemedebista Jader Barbalho (PA) para tomar posse no Senado.", no site do CNJ.

"No encontro da cúpula do PMDB com Peluso, após conversarem sobre o caso de Jader, os congressistas passaram a tratar de outro tema, desta vez relacionado a um pleito do ministro: o aumento salarial para os servidores do Judiciário."

"A decisão de Peluso ocorreu um dia depois de ele receber uma comitiva formada pelos senadores Valdir Raupp (RO), Romero Jucá (RR) e Renan Calheiros (AL) e pelo deputado Henrique Eduardo Alves (RN), todos do PMDB.

A Folha apurou que o ministro chegou a receber pedidos diretamente do presidente do Senado, JOSÉ SARNEY (PMDB-AP), e do vice-presidente da República, Michel Temer, também da sigla."

"Diversos projetos tramitam na Câmara propondo reajustes. A proposta para os servidores é de mais de 50% de aumento em seus salários."

Grifos meus.
Esse Cezar Peluso deve ser um frouxo...

Férias

Final de ano, época de balanços e relatórios. Todos elaborados e entregues.

Agora é minha hora. Não adianta telefonar, mandar e-mails e torpedos, implorar, se ajoelhar, suplicar. Estou de férias absolutas até 31/01/2012 e férias relativas até março; três meses de férias.
Fevereiro retorno bem devagar e em março entro no ritmo normal.

Bjs carinhosos

A responsabilidade com o próprio Nome Próprio


Quantas vezes ouvia de minha mãe, tios, avós e professores sobre a delicada questão do nome. Não me refiro à escolha do nome na carteira de identidade nem no nome como alguém de importância na vida pública e/ou profissional. Refiro-me ao carinho que se deve ter com o próprio nome, a preservação de si.

É o nome que deixamos de herança aos nossos filhos, sobrinhos, netos e amigos. Com certeza, já ouviram alguém dizer frases como "O João, filho da Antônia da igreja" ou "A Maria é aquela que falou que não tinha estudado pra prova" ou algo similar. O nome traz um sacolão preenchido com caracerísticas nossas, no ato de pensar, falar, agir, viver, habitar, interagir e todos os verbos possíveis.

Pode parecer bobagem ou coisa pequena. Pra ilustrar o tamanho da nossa responsabilidade frente a questão:

"Não importa onde eu vá, mesmo na Suíça, na Índia, em qualquer lugar. Numa ilha, na Austrália, serei sempre prisioneira política do nome de meu pai" - palavras de Svetlana Stalina, filha do ditador Stalin.

Tivesse Stalin pensado na herança que seu nome deixaria, teria agido da mesma forma? Sendo egoísta, provavelmente sim. Pessoas com essa falha de personalidade não têm por hábito pensar nas consequências negativas que elas podem provocar a partir das mais simples escolhas. Quando pensam, afastam o pensamento com a conclusão de que "tudo sairá bem desde que eu esteja bem" ou "vão me entender". Inconscientemente, esses pensamentos trazem embutidos uma outra mensagem: "Danem-se os outros!", o que acaba acontecendo de fato.


A maternidade abre um vasto campo de reflexões à mente da mulher. Foi a certeza de ter um ser na barriga que me fez pensar no peso das nossas ações frente ao nosso nome. No decorrer dos nove meses de gravidez transformei-me em outra pessoa e a cada evolução deles sou naturalmente atraída para minhas próprias melhorias.

Tenho visto uma série de consequências por causa de uma péssima escolha feita por alguém próximo a nós. A questão do nome é bem mais sério do que parece, está longe de ser insignificante. Lutar e agir para suprir as necessidades e realizar desejos é algo que devemos a nós mesmos mas não dá pra sair agindo como um(a) ditador(a), achando que tudo se resolverá mais à frente porque a bola de neve é enorme e perigosa.

Bjs carinhosos
Elida

Essa tal privacidade, que eu não abro mão

De um lado, a Microsoft apoiando um projeto que autoriza os EUA a retirar qualquer conteúdo ar. Do outro, a deusa das pesquisas, Srtª Google brigando pela liberdade. E entre a vírgula e o ponto, mais notícias sobre a privacidade (ou não) do Facebook.

Sou contra fechar perfil porque bate de frente com o objetivo principal da rede social. Fosse pra ter contato só com quem conhecemos pessoalmente não haveria necessidade de rede social, tudo se resolveria com bons e longos papos telefônicos ou na beira da praia. Os administradores das redes conhecem bem a necessidade que o homem comum tem em se expressar e interagir com outros, até com quem não conhece. No caso dos brasileiros, carentes crônicos por atenção, a internet é um paraíso quando se trata de obter dados de terceiros. Puríssima bobagem se cercar, trancar, esconder. Inúmeras histórias mostram que de nada adiantam os recursos de privacidade.

Sobre redes sociais, tenho minha própria filosofia limitadora: "Participar de uma rede social é como habitar uma casa sem paredes."

A preservação dos dados pessoais é fundamental. Ninguém precisa saber com quem ando ou quem estou, se minha cara é assim ou assado, se sou gorda ou magra, alta ou baixa, loira ou morena, solteira ou viúva, se estudo aqui, se trabalho ali, se cursei faculdade ou se parei no ensino fundamental. Os que me conhecem têm acesso à minha vida e saberão minha biografia e meu currículo. E os que não me conhecem não precisam saber de tantos detalhes da minha vida - não tenho carência emocional nem necessidade de me expôr. Estou mais pra anticarente, chego a ser meio paranóica com Facebook e afins. Às vezes me distraio e confirmo presença em eventos e logo depois fico preocupada porque estou divulgando qual dia e em que horas estarei aonde. Evito de falar com meus filhos e contatos amiúdes em murais de amigos que adoram postar o que estão fazendo, com quem, aonde e como. Fico controlando a vontade de passar um alerta privado aos adolescentes quando vejo eles postarem fotos na porta da escola ou com os uniformes: não falou mas mostrou um dado pessoal.


E a prática do facebook, em permitir que os membros sejam adicionados a grupos sem que a autorização tenha sido concedida? É até uma grosseria, pura falta de educação; os membros devem ser consultados antes porque essa prática fere a liberdade de escolha.

No geral, as redes são muito 'produto de massa' pro meu gosto, próprias mais pro povão e pros manipuláveis que não tem o que fazer ou não tem grana pra aproveitar a programação cultural da cidade. CCBB, CCJF e BNDES são repletos de bons programas gratuitos, ainda que de vez em quando apareça alguma peça ou cantor de qualidades duvidáveis.


Não, a solução não é cercar. É aprender a lidar com as redes e deixar pra colocar o papo em dia para o telefone e para o encontro cara a cara. Fotos da turma, da viagem, das festas? Manda por e-mail...

Bjs carinhosos
Elida

Os pontos de referência

Recebi a pouco no e-mail uma lista com os dez nomes mais "comuns", encabeçada por Maria e José.

Os pais quando escolhem Maria e José estão homenageando a Sagrada Família, portanto, Maria e José não são "nomes comuns". É que Maria e José, pais do Menino Jesus, são as "celebridades" mais homenageadas no Brasil.

Ainda sobre a lista... Não é que a Josefa aparece, lá na 31 colocação? Quem diria!... O que tem a Josefa? Não estou a fim de contar. Bjs especiais a todas as Josefas.

Percebi um detalhe na lista também: só tem dois nomes femininos - Maria e Ana. Deve ser por este motivo que inventaram a expressão "os homens são todos iguais". A lista confirma o senso comum:

     1. MARIA (13.356.965 de pessoas)
     2. JOSÉ (7.781.515)
     3. ANTONIO (3.550.752)
     4. JOÃO (2.988.744)
     5. FRANCISCO (2.242.146)
     6. ANA (1.996.377)
     7. LUIZ (1.541.895)
     8. PAULO (1.416.768)
     9. CARLOS (1.384.201)
     10. MANOEL (1.334.182)

Falando em dias especiais, hoje é o aniversário do meu primeiro namorado, quando eu tinha 11 aninhos. Lembro ainda do cheiro que exalava da pele do Celso... AFF! Ficaram pra trás alguns muitos anos mas para meu olfato ele continua sendo a pessoa mais cheirosa. Parabéns pelos 55 aninhos, Celso. Que Papai do Céu te abençoe e te dê muita saúde, felicidade e conforto.


Bjs carinhosos
Elida Kronig